Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH1063 - Ambiente Aquático
Aquatic Environment

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação:

Objetivos
Propiciar aos alunos o conhecimento básico da diversidade de ambientes aquáticos, com ênfase nos superficiais, e os principais fatores físico-químico-biológicos que os organizam na presença e na ausência de influências antrópicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1001570 - Luís César Schiesari
 
Programa Resumido
A disciplina apresenta a teoria e prática da diversidade físico-químico-biológica dos ambientes aquáticos, com ênfase nos corpos d´água superficiais. Apresenta também os principais fatores abióticos condicionantes de ambientes aquáticos, por um lado, e a diversidade e adaptações de organismos aquáticos, por outro. Finalmente, a disciplina apresenta o fluxo de energia, a produtividade, e a ciclagem de nutrientes em ambientes aquáticos. A disciplina é concluída com a conservação de ecossistemas aquáticos.
 
 
 
Programa
Parte teórica:
Introdução: a distribuição da água no planeta, o ciclo hidrológico e as propriedades físico-químicas da água. A diversidade físico-químico-biológica de ambientes aquáticos: ambientes continentais (lagos salgados e lagos de água doce, riachos e rios), ambientes costeiros (praias arenosas, rochosas e lodosas, estuários, mangues, recifes de corais, bancos de gramíneas), e ambientes oceânicos superficiais e profundos. Fatores abióticos importantes em ambientes aquáticos: movimentos da água, hidroperíodo, temperatura, salinidade, oxigênio, pH, luz, sedimentação. Organismos aquáticos: plâncton, nécton e bentos. Principais taxa. Adaptações dos organismos ao ambiente aquático. Fluxo de energia, produtividade primária e ciclagem de nutrientes (foco em nitrogênio e fósforo). Sucessão, eutrofização e poluição. Conservação de ecossistemas aquáticos.

Parte prática:
Aula prática em laboratório de identificação de organismos aquáticos (plantas e animais). Trabalho de campo para observação da diversidade de ambientes aquáticos nos seus aspectos físicos, químicos e biológicos. Estes ambientes aquáticos incluem poças, lagos, represas, riachos, rios, mangues, estuários, praias e mar, e variam de relativamente preservados a severamente influenciados por atividades antrópicas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, relatórios, práticas em laboratório e no campo.
Critério
avaliação baseada em provas, trabalhos e exercícios.
Norma de Recuperação
Avaliação baseada em provas e/ou trabalhos, conforme orientação da CoC-I
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
Esteves, F.A. (1998) Fundamentos de Limnologia. Rio de Janeiro, Interciência.
Levington, J.S. (1995) Marine Biology. New York, Oxford University Press,
Millenium Ecosystem Assessment (2005) Millenium ecosystem assessment. Livre acesso em http://www.millenniumassessment.org/en/index.aspx
Rebouças, A.C., Braga, B., & Tundisi, J.G. (1999) Águas doces no Brasil: capital ecológico, uso e conservação. São Paulo, Escrituras.
Wetzel, R.G. (2001) Limnology: lake and river ecosystems. San Diego, Academic Press. 3a edição.
Wetzel, R. & G. Likens (2000). Limnological analysis. New York, NY. Springer.
Bibliografia Complementar:
Eaton, A. & Franson, M.A.H. (eds) (2005). Standard methods for the examination of water and wastewater. Washington DC. American Public Health Association.
Freedman, B. (1995) Environmental Ecology: the ecological effects of pollution, disturbance, and other stresses. 2a. edição. San Diego, Academic Press.
GEO BRASIL (2002) Perspectivas do meio ambiente no Brasil. Livre acesso em http://www2.ibama.gov.br/~geobr/geo2002.htm.
Schlesinger, W.H. 1997. Biogeochemistry: an analysis of global change. San Diego, Academic Press.
Thorp, J.H. & A.P. Covich. 2001. Ecology and classification of North American freshwater invertebrates. San Diego, Academic Press.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH1063

Clique para consultar o oferecimento para ACH1063

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP