Levar o aluno a discutir, investigar e analisar, mediante abordagem científica e interdisciplinar, questões científica ou tecnologicamente pertinentes à Gestão Ambiental, de forma integrada com as disciplinas do semestre em questão.
A disciplina baseia-se na proposta pedagógica da Aprendizagem Baseada em Problemas, adaptada ao curso de Gestão Ambiental. Ao gestor ambiental, a abordagem interdisciplinar é necessária para a identificação e propostas de solução para problemas relevantes e pertinentes às questões socioambientais. Isso requer a aplicação de conhecimentos adquiridos ao longo do curso, busca de conhecimentos referentes à sua formação acadêmica, e habilidade de descrever problemas e propor soluções com fundamentação técnico-científica.
O curso visa discussões sobre temas relevantes no contexto da Gestão Ambiental, com ênfase na identificação de problemas e reflexão sobre soluções: Definição de tema/problema que se articule com as disciplinas do semestre em questão; Levantamento das informações bibliográficas; Atividades de campo para aquisição de dados visando a elaboração final do projeto; Análise dos dados utilizando, incorporando aprendizado acumulado durante o curso Elaboração de um projeto ou produto (e.g. maquete, vídeo, material educativo)
Bibliografia Básica: CHALMERS, A.F. O que é Ciência afinal? São Paulo: Editora Brasiliense, 1993. VOLPATO, G.L. Ciência: da filosofia à publicação 5ed. São Paulo: Cultura Acadêmica. Vinhedo: Scripta; 2007. VOLPATO, G.L. Dicas para redação científica: por que não somos citados? 2ed. Botucatu: Gilson Luiz Voltpato, 2006. Bibliografia complementar: Estabelecida pelos grupos, sob orientação do tutor, conforme o tema escolhido