Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH1094 - Resolução de Problemas IV
Problem Based Learning IV

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Levar o aluno a discutir, investigar e analisar, mediante abordagem científica e interdisciplinar, questões científica ou tecnologicamente pertinentes à Gestão Ambiental, de forma integrada com as disciplinas do semestre em questão.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3223582 - Ana Paula Fracalanza
138953 - Carla Morsello
358969 - Cristina Adams
400160 - Diamantino Alves Correia Pereira
284582 - Dominique Mouette
3068492 - Gerardo Kuntschik
1080534 - Homero Fonseca Filho
1451426 - Marcelo Antunes Nolasco
1597012 - Marcos Bernardino de Carvalho
1252362 - Paulo Antonio de Almeida Sinisgalli
5998458 - Paulo Santos de Almeida
2527616 - Regina Maura de Miranda
1823410 - Sérgio Almeida Pacca
5567742 - Silvia Helena Zanirato
6600021 - Sonia Regina Paulino
1882514 - Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias
 
Programa Resumido
A disciplina baseia-se na proposta pedagógica da Aprendizagem Baseada em Problemas, adaptada ao curso de Gestão Ambiental. Ao gestor ambiental, a abordagem interdisciplinar é necessária para a identificação e propostas de solução para problemas relevantes e pertinentes às questões socioambientais. Isso requer a aplicação de conhecimentos adquiridos ao longo do curso, busca de conhecimentos referentes à sua formação acadêmica, e habilidade de descrever problemas e propor soluções com fundamentação técnico-científica.
 
 
 
Programa
O curso visa discussões sobre temas relevantes no contexto da Gestão Ambiental, com ênfase na identificação de problemas e reflexão sobre soluções: Definição de tema/problema que se articule com as disciplinas do semestre em questão; Levantamento das informações bibliográficas; Atividades de campo para aquisição de dados visando a elaboração final do projeto; Análise dos dados utilizando, incorporando aprendizado acumulado durante o curso Elaboração de um projeto ou produto (e.g. maquete, vídeo, material educativo)
 
 
 
Avaliação
     
Método
Discussões coletivas e em grupo para a definição dos temas e elaboração do projeto, levantamento de dados técnico-acadêmicos em bases, no mínimo, de abrangência nacional.
Critério
Auto-avaliação individual e pelos colegas do grupo, avaliação pelo tutor, com base na participação das atividades e apresentação do trabalho (escrita e oral).
Norma de Recuperação
Avaliação baseada em provas e/ou trabalhos, conforme orientação da CoC-GA.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: CHALMERS, A.F. O que é Ciência afinal? São Paulo: Editora Brasiliense, 1993. VOLPATO, G.L. Ciência: da filosofia à publicação 5ed. São Paulo: Cultura Acadêmica. Vinhedo: Scripta; 2007. VOLPATO, G.L. Dicas para redação científica: por que não somos citados? 2ed. Botucatu: Gilson Luiz Voltpato, 2006. Bibliografia complementar: Estabelecida pelos grupos, sob orientação do tutor, conforme o tema escolhido
 

Clique para consultar os requisitos para ACH1094

Clique para consultar o oferecimento para ACH1094

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP