Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH1167 - Infraestrutura de Dados Espaciais para Gestão Ambiental
Spatial Data Infrastructure for Environmental Management

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Fornecer ao estudante os fundamentos das Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) e propiciar oportunidade para que o estudante possa aprender a prospectar e utilizar as bases de dados Geoespaciais distribuídas e armazenadas na Internet com aplicações práticas em temas ambientais. Familiarizá-lo e capacitá-lo para o entendimento e domínio do uso das Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE)
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1080534 - Homero Fonseca Filho
 
Programa Resumido
A disciplina tem seu foco nas Infraestruturas de Dados Espaciais e aborda aspectos de sua evolução, história e conceitos fundamentais. Aborda aspectos técnicos, sociais e políticos da Informação Geográfica Voluntária aportada pela sociedade e aborda a distribuição e o compartilhamento de dados na sociedade através de sistemas livres a abertos na Internet conhecidos com Geoportais.
 
 
 
Programa
Aulas teóricas • Evolução do uso da Informação Geoespacial • Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE): Histórico, marco legal e conceitos. • Compartilhamento de dados geográficos: contexto e realidade • As IDEs como solução para o compartilhamento de dados • Representação da Informação Geográfica • Documentação da Informação Geográfica: metadados, normativas e interoperabilidade. • Informação Geográfica Voluntária; a contribuição da sociedade • Sistemas e Softwares Livres para as IDEs. • Os Geoserviços de uma IDE; os benefícios para a sociedade • Os Geoportais como interface entre os dados e a sociedade. • Tendências e próximos desafios tecnológicos e políticos das IDEs Aulas Práticas • Prospecção geral de Geoportais nacionais e internacionais • Características e funcionalidades encontradas em Geoportais para uso da sociedade. • Busca de dados úteis para o Gestor Ambiental: cartas temáticas: cartas topográficas, geológicas, geomorfológicas, hidrogeológicas, de solos, geotécnicas de vegetação etc. • Práticas com as ferramentas disponíveis nos Geoportais. Cálculo de áreas, de distâncias, cruzamento de dados etc. • Prática de criação de bases de dados e de inserção de dados manualmente e com GPS/GNSS em sistemas livres e abertos. • Aplicações práticas em temas e problemas ambientais
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas presenciais com utilização de material áudio-visual, exercícios em classe, aulas práticas em laboratório, atividades de campo, atividade não presenciais fora da sala da aula, individualmente e/ou em grupos de alunos. Uso de metodologias interativas de aprendizagem e de tecnologias de informação e comunicação de forma complementar ao ensino presencial ou por ensino à distância ou parcialmente à distância. Metodologia de aprendizado baseado em problemas e projetos (ABPP/PPBL) para elaboração de projetos por grupos de alunos . Atividades discentes: Participação nas aulas, pesquisas bibliográficas e projetos.
Critério
Avaliação baseada em provas, trabalhos e exercícios.
Norma de Recuperação
Avaliação baseada em provas e/ou trabalhos, conforme orientação da CoC-GA.
 
Bibliografia
     
Básica BERNABÉ-POVEDA, M.A., LÓPEZ-VÁZQUEZ, C.M., Fundamentos de las Infraestructuras de Datos Espaciales. Madrid: UPM-Press, Serie Científica, 2012, 593 p. ISBN: 978-84-939196-6-5. BRASIL, Plano de Ação para Implantação da INDE, Rio de Janeiro, 2010, 203p. INIESTO, Maria; NÚÑEZ, Amparo. Introducción a las Infraestruturas de Datos Espaciales. Madrid: Centro Nacional de Información Geográfica (CNIG); Dirección General del Instituto Geográfico Nacional (IGN), 2014, 417 p. DOI: 10.7419/162.12.2014. LONGLEY, Paul A.; GOODCHILD, Michael F.; MAGUIRE, David J.; RHIND, David W. Sistemas e ciência da informação geográfica. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013, 540p. ISBN: 978-85-65837-69-9. PIP PIMENTA, Fernando Martins; LANDAU, Elena Charlotte; HIRSCH, André; GUIMARÃES, Daniel Pereira. Servidores de mapas: programação para disponibilizar dados geográficos multidisciplinares utilizando tecnologias livres. / Fernando Martins Pimenta ... [et al.]. Brasília, DF: Embrapa, 2012. 216 p. ISBN 978-85-7035-164-7. UM-GGIM. Tendencias a futuro em la gestión de información geospacial: la visión de cinco a diez años. Orndenance Survey, 2013, 44p. ISBN:978-0-319-08792-3. Complementar TAYLOR, D.R.F. Cybercartography: theory and practice. ed. Ottawa: Elsevier, 2005, 574p. ISBN: 978-0-444-51629-9.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH1167

Clique para consultar o oferecimento para ACH1167

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP