A disciplina pretende contribuir para ampliar a compreensão dos alunos sobre as relações entre agricultura, meio ambiente e desenvolvimento rural. Ao final da disciplina, o aluno terá condições de identificar as novas dinâmicas que estão tendo lugar no mundo rural, analisar as principais controvérsias que envolvem a própria noção de desenvolvimento rural sustentável e dialogar com as principais vertentes do pensamento contemporâneo relacionadas às dinâmicas rurais.
Breve história da agricultura. Transições agroecológicas. Fundamentos de sociologia rural. Agricultura familiar. Análise de modos de vida. Segurança Alimentar. Pluriatividade e empregos rurais não agrícolas. A construção social de uma nova agricultura: movimentos sociais rurais e ambientalismo. Desenvolvimento e Sustentabilidade. Multifuncionalidade da agricultura. Planejamento e gestão ambiental rural. Participação e políticas públicas de desenvolvimento rural. Certificação socioambiental e mercados de produtos com identidade territorial. Capital social e economia de proximidade. Circuitos curtos de produção e consumo. Desenvolvimento territorial rural. Participação, aprendizagem social e desenvolvimento rural.
O mundo rural vem sofrendo alterações muito significativas nas últimas décadas. A emergência da questão ambiental, o surgimento de novos movimentos sociais rurais, a ampliação da importância das atividades rurais não agrícolas na formação da renda familiar, a multifuncionalidade da agricultura, a implementação de esquemas de pagamentos por serviços ambientais, a ampliação ao acesso a serviços financeiros e não financeiros, são exemplos dessas mudanças que são condicionadas por (e condicionam) alterações de comportamento do conjunto de atores sociais envolvidos na promoção de processos de desenvolvimento rural. Os movimentos sociais, os governos, os empresários, as organizações não governamentais, os sindicatos, entre muitos outros atores sociais, estão buscando novas formas de atuação que demandam a construção de novos formatos institucionais, como Conselhos Territoriais, Comitês de Bacia Hidrográfica, Comissões de Agenda 21, Consórcios Intermunicipais, Mancomunidades, entre vários outros. Por outro lado, assiste-se a uma ampla variação territorial entre regiões rurais no que diz respeito a indicadores de desenvolvimento, o que demanda ampliar nossa compreensão sobre os fatores que condicionam essas dinâmicas econômicas, sociais e ambientais. Assim, a disciplina justifica-se pela necessidade de aproximar os alunos da discussão recente sobre os desafios do desenvolvimento rural, não mais entendido como sinônimo de crescimento agrícola, mas como um processo de mudança institucional e produtiva que amplie as liberdades das populações que vivem nas regiões rurais.
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