• Ilustrar a ligação da esfera do lazer com a família e o ciclo vital;• Apresentar aspectos históricos sobre a transformação do lazer no Brasil como campo de estudos e como atividade;• Refletir sobre a aplicabilidade das políticas setoriais de lazer nas esferas pública, privada e do Terceiro Setor;• Apresentar o lazer em seu fundamento educativo;• Relacionar lazer e educação permanente;• Identificar e associar equipamentos e espaços de lazer segundo a base teórica específica.
Aborda o fenômeno do lazer a partir da relevância nas relações sociais primária e comunitária, evidenciando possíveis barreiras socioculturais. Na análise da fruição do tempo livre analisa a participação dos segmentos público, privado e do Terceiro Setor a partir da relação de demanda/oferta nos equipamentos de lazer e a formação de quadros especializados. Enfatiza o caráter educativo do lazer com ênfase na ação comunitária e na educação permanente.
• Lazer e controle social;• Liberdade de fazer e não fazer;• Lazer e educação permanente: comunitária e informal;• Lazer, educação ambiental e educação patrimonial;• Ação comunitária;• Equipamentos e práticas identificadas no tempo e no espaço;• Políticas de incentivo ao lazer;• Relevância dos setores público, privado e Terceiro Setor no campo do lazer.
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