1. Orientar a elaboração de um exercício de inventário, que se constitua em instrumento de avaliação da oferta de lazer e de turismo, como uma primeira etapa de um processo de planejamento, incluindo o desafio de elaboração de inventários regionais. 2. Estimular a pesquisa sobre práticas de lazer e sobre o uso do tempo livre. 3. 3.Identificar o papel da paisagem como patrimônio e seu processo de interpretação como recurso de lazer e de turismo.
O programa da disciplina foi pensado como orientação para uma primeira fase de pesquisa e de levantamento de dados sobre a infraestrutura básica e de apoio, equipamentos específicos e atrativos com vistas `a realização de um plano de desenvolvimento para o setor de turismo e lazer. A partir da retomada inicial de alguns conceitos, será abordada a significância da relação entre urbanização e paisagem, destacando-se em seguida, a questão da regionalização do turismo, os equipamentos regionais de lazer e a importância da pesquisa na área, além do processo de interpretação do patrimônio. A par disso, estará a orientação para a elaboração de inventários turísticos e de lazer, em escala local, municipal e regional, com aplicação num espaço concreto e sobre cuja comunidade será desenvolvida pesquisa sobre o uso do tempo livre.
1. Lazer, turismo, equipamentos, infraestrutura, atrativos e inventários: revendo conceitos. 2. Precondições do turismo, desenvolvimento, organização regional e lazer 3. A paisagem como patrimônio 4. A interpretação do patrimônio 5. Manuais e formulários do Ministério do Turismo 6. Pesquisa em lazer e turismo 7. Lazer e espaço urbano 8. Exercício de inventário de turismo num espaço concreto, a ser escolhido junto com as turmas, que inclui também análise da paisagem e pesquisa sobre lazer 9. Análise e interpretação de dados coletados, possíveis diagnósticos e prognósticos, via trabalho coletivo de cada turma
Bibliografia Básica: ALVES, Luis Paulo Arena, GOMES, Maria Eliete, SUSIN, Jones. “Diagnóstico Rápido Urbano Participativo- DRUP”. BROSE, Markus (org.). Metodologia Participativa: uma introdução a 29 instrumentos. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2a. ed. 2010. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 26a.ed. 2017. MARCELLINO, Nelson Carvalho et. al. Espaços e equipamentos de lazer: apontamentos para uma Política Pública, MARCELLINO, Nelson Carvalho (org.). Políticas Públicas de Lazer. Campinas, SP: Editora Alínea, 2008. MINISTÉRIO do Turismo. Inventariação da Oferta Turística. Formulários e Manuais. Disponíveis em: “www.turismo.gov.br/regionalizacao”. MURTA, Stela Maris, ALBANO, Celina. Interpetar o patrimônio. Um exercício do olhar. Belo Horizonte: Editora da Universidade Federal de Minas Gerais. Território Brasilis, 2002. VEAL, A. J. Metodologia de pesquisa em lazer e turismo. Tradução de Gleice Guerra, Mariana Aldrigui. São Paulo: Aleph, 2011. PACHECO, Reinaldo Tadeu Boscolo. “A escola pública e o lazer: impasses e perspectivas”. PADILHA, Valquíria (org.). Dialética do lazer. São Paulo: Cortez, 2006. Bibliografia Complementar: BENI, Mário Carlos. Análise Estrutural do Turismo. 11a. Ed. São Paulo: Senac, 2006. BOULLON, Roberto C. Planejamento do espaço turístico. Bauru: EDUSC, 2002. DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva, 2004. HALL, Michael C. Planejamento turístico: políticas, processos e relacionamentos. São Paulo: Contexto, 2004. PIRES, Paulo dos Santos. A paisagem litorânea como recurso turístico. CARLOS, Ana F.A, CRUZ, Rita de Cássia A.,YÁZIGI, Eduardo(org) Turismo: Espaço, Paisagem e Cultura. São Paulo: Hucitec, 1996.