Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH1505 - Agências de Turismo
Travel Agency and Tour Operators

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
• Referentes ao conteúdo:

- enfocar as origens, a organização e o funcionamento das agências de turismo (agências de viagens e operadoras turísticas) como principais componentes do mercado de lazer e turismo;
- enfatizar a importância e o uso do planejamento estratégico e da gestão aplicados a empreendimentos do setor de agenciamento turístico.

Referentes ao docente:

- proporcionar os conhecimentos básicos para a compreensão da atuação das agências de turismo como canais de distribuição dos produtos turísticos, sobretudo face às novas realidades enfrentadas pelo setor;
- oportunizar experiências de aprendizagem por meio de vivências relativas ao planejamento estratégico e à gestão de agências de turismo e à formatação de produtos turísticos.

• Referentes aos discentes:

- identificar os conceitos fundamentais referentes às agências de turismo, bem como suas possibilidades de atuação face aos processos de intermediação, desintermediação e reintermediação do mercado turístico e à segmentação de mercado em turismo;
- discutir o papel do agente de viagens nos mercados turísticos atual e futuro;
- observar e comparar diferentes estruturas e formas de organização e funcionamento de agências de turismo;
- identificar os conceitos fundamentais referentes ao planejamento e à gestão de agências de turismo, com foco na qualidade de serviços;
- observar e comparar os diferentes produtos oferecidos pelo mercado de agências de turismo;
- participar ativamente da construção do conhecimento, de forma individual e coletiva, a partir dos estudos teóricos, das atividades práticas e de experiências pessoais e profissionais;
- demonstrar, por meio dos trabalhos a serem propostos, a aquisição das competências fundamentais para a atuação na área.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1284483 - Marcelo Vilela de Almeida
 
Programa Resumido
Origens, tipologias, organização e funcionamento das agências de turismo. Atuação das agências de viagens e operadoras turísticas no Brasil, tendo em vista o panorama dos mercados nacional e internacional. Tendências e perspectivas dos canais de distribuição e das novas tecnologias de informação, e suas influências sobre o setor de agenciamento turístico. Produtos e serviços das agências de turismo. Planos de negócios para agências de turismo segmentadas. Impactos da pandemia de covid-19 sobre as agências de turismo. Viagem didática para vivência de turismo emissivo e receptivo.A disciplina tratará das possibilidades de atuação nesse setor por meio de aulas expositivo-dialogadas, atividades em sala de aula, visitas técnicas e viagens didáticas, realizadas aos finais de semana e feriados (quando necessário), conforme as especificidades e necessidades das áreas de atuação em agências de turismo.
 
 
 
Programa
• Breve histórico do agenciamento turístico no mundo e no Brasil 
• Panorama do mercado brasileiro de agências de turismo 
• As agências de turismo como canais de distribuição em turismo: os processos de intermediação, desintermediação e reintermediação 
• Agências de turismo: marcos normativos
• Agências de turismo: definição e tipologias 
• Agências de turismo: estrutura, organização e funcionamento 
• Agências de turismo:definição de portfólios–turismo emissivo
• Agências de turismo: definição de portfólios – turismo receptivo 
• Segmentação de mercado em agências de turismo 
• Plano de negócios para agências de turismo – conceitos fundamentais e estruturação 
• Atendimento, comercialização e qualidade em agências de turismo 
• Tendências do mercado de agências de turismo 
• O papel do agente de viagens nos mercados turísticos atual e futuro 
• Viagem(ns) didática(s)/visita(s) técnica(s) para vivência(s) de turismo emissivo e receptivo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas escritas, leituras, fichamentos, resumos e/ou resenhas, seminários, atividades a distância, relatórios de visitas técnicas e participação em eventos do setor, portfólio e glossário (as devidas orientações serão fornecidas oportunamente, por escrito sempre que possível).
Critério
As atividades serão valoradas de acordo com seus respectíveis níveis de exigência, variando conforme o envolvimento e o desempenho dos alunos no cumprimento das atividades de avaliação.
Norma de Recuperação
Prova escrita individual.
 
Bibliografia
     
BIAGIO, Luiz Arnaldo; BATOCCHIO, Antonio. Plano de negócios; estratégia para micro e pequenas empresas. Barueri: Manole, 2005.
BRAGA, Débora Cordeiro (Org.). Agências de viagens e turismo; práticas de mercado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
CANDIOTO, Marcela Ferraz. Agências de turismo no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
DORNELAS, José Carlos Assis. Plano de negócios; seu guia definitivo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
PAZINI, Raquel. Agências de turismo; operacionalização e comercialização de produtos e serviços turístico. Curitiba: InterSaberes, 2014.
PAZINI, Raquel. Gestão de agências de viagem; orientações para você abrir e administrar o seu negócio. Curitiba: InterSaberes, 2014.
PELIZZER, Hilário  ngelo; SCRIVANO, Nivaldo Bruneau. Administração e gerenciamento de agências de turismo. São Paulo: Edicon, 2005.
PETROCCHI, Mário; BONA, André. Agências de turismo; planejamento e gestão. 2.ed. São Paulo: Futura, 2003.
TOMELIN, Carlos Alberto. Mercado de agências de viagens e turismo; como competir diante das novas tecnologias. São Paulo: Aleph, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH1505

Clique para consultar o oferecimento para ACH1505

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP