Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH1505 - Agências de Turismo
Travel Agency and Tour Operators

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
• Referentes ao conteúdo: - enfocar as origens, a organização e o funcionamento das agências de turismo (agências de viagens e operadoras turísticas) como principais componentes do mercado de lazer e turismo; - enfatizar a importância e o uso do planejamento estratégico e da gestão aplicados a empreendimentos do setor de agenciamento turístico. Referentes ao docente: - proporcionar os conhecimentos básicos para a compreensão da atuação das agências de turismo como canais de distribuição dos produtos turísticos, sobretudo face às novas realidades enfrentadas pelo setor; - oportunizar experiências de aprendizagem por meio de vivências relativas ao planejamento estratégico e à gestão de agências de turismo e à formatação de produtos turísticos. • Referentes aos discentes: - identificar os conceitos fundamentais referentes às agências de turismo, bem como suas possibilidades de atuação face aos processos de intermediação, desintermediação e reintermediação do mercado turístico e à segmentação de mercado em turismo; - discutir o papel do agente de viagens nos mercados turísticos atual e futuro; - observar e comparar diferentes estruturas e formas de organização e funcionamento de agências de turismo; - identificar os conceitos fundamentais referentes ao planejamento e à gestão de agências de turismo, com foco na qualidade de serviços; - observar e comparar os diferentes produtos oferecidos pelo mercado de agências de turismo; - participar ativamente da construção do conhecimento, de forma individual e coletiva, a partir dos estudos teóricos, das atividades práticas e de experiências pessoais e profissionais; - demonstrar, por meio dos trabalhos a serem propostos, a aquisição das competências fundamentais para a atuação na área.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1284483 - Marcelo Vilela de Almeida
 
Programa Resumido
Origens, tipologias, organização e funcionamento das agências de turismo. Atuação das agências de viagens e operadoras turísticas no Brasil, tendo em vista o panorama dos mercados nacional e internacional. Papel das agências de turismo no sistema de turismo em relação aos núcleos emissores e receptores de turistas. Tendências e perspectivas dos canais de distribuição e das novas tecnologias de informação, e suas influências sobre o setor de agenciamento turístico. Produtos e serviços das agências de turismo. Planos de negócios para agências de turismo segmentadas. Viagem didática para vivência de turismo emissivo e receptivo.
 
 
 
Programa
• Breve histórico do agenciamento turístico no mundo e no Brasil • Panorama do mercado de agências de turismo • As agências de turismo como canais de distribuição em turismo: os processos de intermediação, desintermediação e reintermediação • Agências de turismo: conceituação e tipologias • Agências de turismo: estrutura, organização e funcionamento • Produtos e serviços das agências de viagens e operadoras turísticas – definição de portfólios: serviços turísticos receptivos e emissivos • Segmentação de mercado em agências de turismo • Plano de negócios para agências de turismo – conceitos fundamentais e estruturação • Atendimento e comercialização em agências de turismo • Gestão da qualidade em agências de turismo • Tendências do mercado de agências de turismo • O papel do agente de viagens nos mercados turísticos atual e futuro • Viagem didática para vivência de turismo emissivo e receptivo A disciplina dará ênfase as possibilidades de trabalho nesse setor, bem como oferece orientações sobre a importância e tipos de formação profissional especializada por meio de atividades praticas, visitas técnicas e viagens didáticas, com aulas ministradas com a carga horária concentrada, durante a semana, aos finais de semana e feriados conforme as especificidades e necessidades de áreas de atuação em Agencias de Turismo e demais relacionados com o lazer e do turismo. Justificativa: faz-se necessário a inclusão de texto no programa sobre as estratégias de desenvolvimento prático do conteúdo, em aulas concrentradas, e sua articulação com o mercado.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas escritas, leituras, fichamentos, resumos e/ou resenhas, seminários, atividades a distância, relatórios de visitas técnicas e participação em eventos do setor, portfólio e glossário (as devidas orientações serão fornecidas oportunamente, por escrito sempre que possível).
Critério
As atividades serão valoradas de acordo com seus respectíveis níveis de exigência, variando conforme o envolvimento e o desempenho dos alunos no cumprimento das atividades de avaliação.
Norma de Recuperação
Prova escrita individual.
 
Bibliografia
     
Básica:

BIAGIO, Luiz Arnaldo; BATOCCHIO, Antonio. Plano de negócios; estratégia para micro e pequenas empresas. Barueri: Manole, 2005.
BRAGA, Débora Cordeiro (Org.). Agências de viagens e turismo; práticas de mercado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
CANDIOTO, Marcela Ferraz. Agências de turismo no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
DORNELAS, José Carlos Assis. Plano de negócios; seu guia definitivo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
PELIZZER, Hilário Ângelo; SCRIVANO, Nivaldo Bruneau. Administração e gerenciamento de agências de turismo. São Paulo: Edicon, 2005.
PETROCCHI, Mário; BONA, André. Agências de turismo; planejamento e gestão. 2.ed. São Paulo: Futura, 2003.
TOMELIN, Carlos Alberto. Mercado de agências de viagens e turismo; como competir diante das novas tecnologias. São Paulo: Aleph, 2001.

Complementar:

ACERENZA, Miguel Angel. Agencias de viajes: organización y operación. Mexico: Trillas, 1990.
ALBERT PIÑOLE, Isabel. Gestión, productos y servicios de las agencias de viajes. Madrid: Editorial Centro de Estudios Ramón Areces, 2006.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração; teoria, processo e prática. 4.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
DANTAS, José Carlos de Souza. Qualidade do atendimento nas agências de viagens; uma questão de gestão estratégica. São Paulo: Roca, 2002.
DE LA TORRE, Francisco. Agências de viagens e transportes turísticos. São Paulo: Roca, 2000.
DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa. 2.ed. São Paulo: Editora de Cultura, 2006.
GUIMARÃES, André Sathler; POGGI E BORGES, Marta. E-turismo: internet e negócios do turismo. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
MAMEDE, Gladson. Agências, viagens e excursões: regras jurídicas, problemas e soluções. São Paulo: Manole, 2003.
MARÍN, Aitor. Tecnologia da informação nas agências de viagens: em busca da produtividade e do valor agregado. São Paulo: Aleph, 2004.
MARTINS, Viviane Gevaerd; MURAD JUNIOR, Eduardo. Viagens corporativas. São Paulo: Aleph, 2010.
SANTOS, Célia Maria; KUAZAQUI, Edmir. Consolidadores de turismo: serviços e distribuição. São Paulo: Pioneira Thomson, 2004.
SILVA, Emília Maria Salvador. Gestão de agências de viagens; tendências de mercado e novas estratégias empresariais. Salvador: Secretaria da Cultura e Turismo, 2004.
STEINBERG, Fábio. Viagem de negócios. São Paulo: Panda Books, 2008.
TOMELIN, Carlos Alberto. Mercado de agências de viagens e turismo; como competir diante das novas tecnologias. São Paulo: Aleph, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH1505

Clique para consultar o oferecimento para ACH1505

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP