• Referentes ao conteúdo: - enfocar as origens, a organização e o funcionamento das agências de turismo (agências de viagens e operadoras turísticas) como principais componentes do mercado de lazer e turismo; - enfatizar a importância e o uso do planejamento estratégico e da gestão aplicados a empreendimentos do setor de agenciamento turístico. Referentes ao docente: - proporcionar os conhecimentos básicos para a compreensão da atuação das agências de turismo como canais de distribuição dos produtos turísticos, sobretudo face às novas realidades enfrentadas pelo setor; - oportunizar experiências de aprendizagem por meio de vivências relativas ao planejamento estratégico e à gestão de agências de turismo e à formatação de produtos turísticos. • Referentes aos discentes: - identificar os conceitos fundamentais referentes às agências de turismo, bem como suas possibilidades de atuação face aos processos de intermediação, desintermediação e reintermediação do mercado turístico e à segmentação de mercado em turismo; - discutir o papel do agente de viagens nos mercados turísticos atual e futuro; - observar e comparar diferentes estruturas e formas de organização e funcionamento de agências de turismo; - identificar os conceitos fundamentais referentes ao planejamento e à gestão de agências de turismo, com foco na qualidade de serviços; - observar e comparar os diferentes produtos oferecidos pelo mercado de agências de turismo; - participar ativamente da construção do conhecimento, de forma individual e coletiva, a partir dos estudos teóricos, das atividades práticas e de experiências pessoais e profissionais; - demonstrar, por meio dos trabalhos a serem propostos, a aquisição das competências fundamentais para a atuação na área.
Origens, tipologias, organização e funcionamento das agências de turismo. Atuação das agências de viagens e operadoras turísticas no Brasil, tendo em vista o panorama dos mercados nacional e internacional. Tendências e perspectivas dos canais de distribuição e das novas tecnologias de informação, e suas influências sobre o setor de agenciamento turístico. Produtos e serviços das agências de turismo. Planos de negócios para agências de turismo segmentadas. Impactos da pandemia de covid-19 sobre as agências de turismo. Viagem didática para vivência de turismo emissivo e receptivo.A disciplina tratará das possibilidades de atuação nesse setor por meio de aulas expositivo-dialogadas, atividades em sala de aula, visitas técnicas e viagens didáticas, realizadas aos finais de semana e feriados (quando necessário), conforme as especificidades e necessidades das áreas de atuação em agências de turismo.
• Breve histórico do agenciamento turístico no mundo e no Brasil • Panorama do mercado brasileiro de agências de turismo • As agências de turismo como canais de distribuição em turismo: os processos de intermediação, desintermediação e reintermediação • Agências de turismo: marcos normativos • Agências de turismo: definição e tipologias • Agências de turismo: estrutura, organização e funcionamento • Agências de turismo:definição de portfólios–turismo emissivo • Agências de turismo: definição de portfólios – turismo receptivo • Segmentação de mercado em agências de turismo • Plano de negócios para agências de turismo – conceitos fundamentais e estruturação • Atendimento, comercialização e qualidade em agências de turismo • Tendências do mercado de agências de turismo • O papel do agente de viagens nos mercados turísticos atual e futuro • Viagem(ns) didática(s)/visita(s) técnica(s) para vivência(s) de turismo emissivo e receptivo.
BIAGIO, Luiz Arnaldo; BATOCCHIO, Antonio. Plano de negócios; estratégia para micro e pequenas empresas. Barueri: Manole, 2005. BRAGA, Débora Cordeiro (Org.). Agências de viagens e turismo; práticas de mercado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. CANDIOTO, Marcela Ferraz. Agências de turismo no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. DORNELAS, José Carlos Assis. Plano de negócios; seu guia definitivo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. PAZINI, Raquel. Agências de turismo; operacionalização e comercialização de produtos e serviços turístico. Curitiba: InterSaberes, 2014. PAZINI, Raquel. Gestão de agências de viagem; orientações para você abrir e administrar o seu negócio. Curitiba: InterSaberes, 2014. PELIZZER, Hilário ngelo; SCRIVANO, Nivaldo Bruneau. Administração e gerenciamento de agências de turismo. São Paulo: Edicon, 2005. PETROCCHI, Mário; BONA, André. Agências de turismo; planejamento e gestão. 2.ed. São Paulo: Futura, 2003. TOMELIN, Carlos Alberto. Mercado de agências de viagens e turismo; como competir diante das novas tecnologias. São Paulo: Aleph, 2001.