Proporcionar aos alunos um conhecimento científico da magnitude da hotelaria no setor de lazer e turismo, assumido com um dos elementos mais significativos da atividade juntamente com a alimentação, transporte e entretenimento. Apresentar noções básicas do entendimento da indústria hoteleira no mundo e no Brasil, com destaque para sua tipologia, seu público diferenciado, suas áreas operacionais e sua atuação específica em diversas localidades.
Analisar as origens históricas da hotelaria. Destacar distintas categorias e motivações de usuários, tanto por lazer ou negócios. Apresentar um cenário do setor hoteleiro, ressaltando algumas das principais classificações, estruturas, tipos de funcionamento e procedimentos operacionais básicos em áreas de: hospedagem, alimentos e bebidas, recursos humanos, vendas e finanças. Com uma inserção dos aspectos relacionados ao lazer, descrever a natureza do negócio hoteleiro, considerando uma análise de investimento e de sua produtividade. Concluir com casos de estudos e exemplos aplicados da hotelaria mundial e brasileira que incluam complexos e espaços para práticas de lazer.
1.Origens históricas da hotelaria. 2.Distintas categorias e motivações de usuários: de lazer ou de negócios. 3.Cenário do setor hoteleiro:3.1. Principais classificações.3.2. Estruturas.3.3. Tipos de funcionamento e procedimentos operacionais básicos em áreas de: hospedagem, alimentos e bebidas, recursos humanos, vendas e finanças. 4.Aspectos relacionados ao lazer.5.Descrição da natureza do negócio hoteleiro: análise de investimento e de sua produtividade. 6.Casos de estudos e exemplos aplicados da hotelaria mundial e brasileira que incluam complexos e espaços para práticas de lazer.
Bibliografia Básica:RUTHERFORD, Denney G. Hotel: gerenciamento e operações. 2. ed. São Paulo: Roca,2004.ALDRIGUI, Mariana. Meios de Hospedagem. São Paulo, Aleph: 2006.Bibliografia Complementar:ANDRADE, Nelson. Hotel: Planejamento e Projeto. São Paulo: Senac, 1999.ANGELO, Rocco M. Hospitality today: An Introduction. Michigan: Educational Instituteof the AH&LA, 2001.CANDIDO, Indio e VIERA, Elenara. Gestão de Hotéis – técnicas, operações e serviços.Caxias do Sul: Educs, 2003.CASTELLI, Geraldo. Administração Hoteleira. 8ª ed. Caxias do Sul: Educs, 2001.DIAS, Célia Maria de Moraes. Hospitalidade – Reflexões e Perspectivas. São Paulo:Manole, 2002.LARA, Simone. Marketing e Vendas em Hotelaria. São Paulo: Futura, 2001.LAWSON, Fred. Hotéis e resorts: planejamento, projeto e reforma. Porto Alegre:Bookman, 2003.MEDLIK S.; INGRAM, H. Introdução à Hotelaria: gerenciamento e serviços. 4. ed. Riode Janeiro: Campus, 2001.SWARBROOK, John; HORNER, Susan. O Comportamento do Consumidor no Turismo.São Paulo: Aleph, 2002