• Discutir as abordagens sobre a relação sociedade e natureza;• Refletir sobre as premissas e objetivos do Lazer e Turismo Sustentável, com ênfase aos aspectos da natureza e da sociedade local;• Entender os conceitos e objetivos das áreas de proteção da natureza e a inserção de práticas de lazer e turismo nessas áreas;• Analisar técnicas de avaliação de impacto (positivos e negativos) de práticas de lazer e turismo no ambiente;• Realizar atividades práticas e trabalhos de campo
Realizar uma revisão ampla dos conceitos de meio ambiente estudados no ciclo básicodestacando suas inter-relações com o lazer e o turismo. Apresentação e discussão dasrelações entre o lazer, o turismo e o meio ambiente, com ênfase no entendimento danatureza sob o prisma das ciências naturais, sociais e econômicas. Avaliação dos pressupostos do Lazer e Turismo Sustentável, verificando suas características e contradições e estudando casos (no meio urbano, rural e natural) em que esses pressupostos foram utilizados com êxito. Entender a estrutura e funcionamento de unidades de conservação (áreas protegidas) no Brasil e no Mundo estudando suas interfaces com o Lazer e Turismo. Estudar algumas das técnicas de avaliação de impacto do Lazer e Turismo em áreas naturais.
Módulo I: A relação Sociedade x Natureza1. A relação sociedade x natureza – contexto geral;Módulo II: Visão de Natureza nas Ciências2. O entendimento da natureza nas ciências naturais – a análise integrada (sistêmica) da natureza: ecossistema, geossistema, bioma e outras classificações naturalizantes;3. O entendimento da natureza nas ciências sociais – o simbólico e o imaginário da natureza;4. O entendimento da natureza nas ciências econômicas – valoração e precificação da natureza;Módulo III: A Sustentabilidade do LzT5. Lazer e Turismo Sustentável – contexto histórico e princípios de aplicação;6. Lazer e Turismo Sustentável – em ambientes urbanos, rurais e naturais;Módulo IV: LZT em Unidades de Conservação7. Histórico de criação de unidades de conservação no mundo e no Brasil;8. Sistema Nacional de Unidades de Conservação;9. Unidades de Conservação de Proteção Integral (Estações Ecológicas, Reservas Biológicas, Parques Nacionais) e sua utilização para o Lazer e Turismo;10. Unidades de Conservação de Uso Sustentável (Reservas Extrativistas, APAs, RPPNs) e sua utilização para o Lazer e Turismo;Módulo V: Técnicas de Avaliação de Impacto11. Conceito de impacto e sua aplicação nas atividades de lazer e turismo no ambiente;12. A Interpretação Ambiental, como técnica para potencializar os impactos positivos do lazer e turismo no ambiente;13. Estudos de Capacidade de Carga para redução de impactos negativos de Lazer e Turismo no ambiente;14. Manejo do Impacto da Visitação e o Limite Aceitável de Mudanças – técnicas para monitorar e reduzir impactos negativos no ambiente;Atividades relacionadas:15. Visita técnica a uma área protegida com desenvolvimento de trabalhos práticos relacionados à bibliografia.
MÓDULO I:BÁSICA:Carvalho, Marcos Bernardino de . O que é natureza. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.v. 1. 85 p. pp. 17-55.Coriolano, Luzia Neide M. T. Turismo e meio ambiente: interfaces e perspectivas. IN:Coriolano, Luzia Neide M. e Vasconcelos, Fábio Perdigão (orgs.). O turismo e a relaçãosociedade-natureza. Fortaleza: Ed. da UECE, 2007, pp 19-43,COMPLEMENTAR:McCormick, John. Rumo ao paraíso: a história do movimento ambientalista. Rio deJaneiro: Relume-Dumará, 1992, 224p (págs: 21-41).Raimundo, Sidnei. Estudios Acerca de las Relaciones entre Sociedad y Naturaleza y suAplicación en Investigaciones Sobre Ocio y Turismo. In: Marcelino Castillo Nechar &Alexandre Panosso Neto (Org.). Epistomologia del ocio y del turismo. Toluca - Mexico:Editora da Universidade Autônoma do Estado do México (Toluca - México), 2007, (págs1-27).MÓDULO II:BÁSICA:Mattos, Katty & Mattos, Arthur. Valoração Econômica do Meio Ambiente: uma abordagemtécnica e prática. São Paulo: RiMa, Fapesp, 2004, 148p. (págs: 7-34).Nucci, João Carlos. Ecologia e Planejamento da Paisagem. IN: dos Santos, Douglas,Nuci, João Carlos (orgs.). Paisagens Geográficas: um tributo a Felisberto Cavaleiro.Campo Mourão: Editora da Fecilcam, 2009. pp.: 50-64Zaoual, Hassan. Do turismo de massa ao turismo situado. IN: Bartholo, Roberto; Sansolo,Davis; Bursztyn, Ivan (orgs.) Turismo de base comunitária: diversidade de olhares eexperiências brasileiras. Brasília: Letra & Imagem, 2009 pp 55-75.COMPLEMENTAR:Serpa, Ângelo. O espaço público na cidade contemporânea. São Paulo: Contexto, 2007,205p (págs: 1 17-138).Raimundo, S. A Paisagem Natural Remanescente na Região Metropolitana de SãoPaulo. São Paulo em Perspectiva, v. 20, p. 19-31, 2006.MÓDULO III:BÁSICA:Acerenza, Miguel Angel. Desarrollo sostenible y gestión del turismo. México: Trillas, 2007(caps. 1 e 2 – pp. 11-31)Molina, Sérgio. Turismo e Ecologia. Bauru (SP): Edusc, 2001, 222p (págs: 179-200).Yazigi, Eduardo. A conceituação de Patrimônio Ambiental Urbano em PaisesEmergentes. GeoNova, n° 12, 2006, pp. 65-81.COMPLEMENTAR:Murphy, Peter. Turismo e desenvolvimento sustentável. IN: Theobald, William (org.).Turismo Global. São Paulo: Ed. Senac, 2001 (págs: 187-203).Pimentel, Giuliano. A insustentabilidade do lazer sustentável. IN: Muller, Ademir &DaCosta, Lamartine (orgs.) Lazer e Desenvolvimento Regional. Santa Cruz do Sul:Udunisc, 2002, 230p. (págs: 83-107).MÓDULO IV:BÁSICA:Diegues, Antônio Carlos S. As áreas naturais protegidas, o turismo e as populaçõestradicionais. IN: Serrano, C. & Bruhns, H. (orgs.). Viagens à natureza: turismo, cultura eambiente. Campinas: Papirus, 1997 (págs: 85-102).Medeiros, Rodrigo; Irving, Marta; Garay, Irene. Áreas protegidas no Brasil: interpretandoo contexto histórico para pensar a inclusão social. IN: Irving, Marta (org.) Áreasprotegidas e inclusão social: construindo novos significados. Rio de Janeiro: FundaçãoBio-Rio, ed. Aquarius, 2006. pp. 15-40SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Lei n° 9985/2000 (capitulo 3).Baixar da Internet, por exemplo em:www.ibama.gov.br/parna_itatiaia/download.php?id_download=158.COMPLEMENTAR:Irving, Marta; Giuliani, Gian; Loureiro, Carlos. Natureza e Sociedade: desmistificandomitos para a gestão de áreas protegidas. IN: Irving, Marta; Giuliani, Gian; Loureiro, Carlos(orgs.) Parques estaduais do Rio de Janeiro: construindo novas práticas para a gestão.São Carlos: RiMa, 2008 pp. 1-19Raimundo, Sidnei. Conservação da natureza e turismo no Núcleo Picinguaba do ParqueEstadual da Serra do Mar. Revista Brasileira de Ecoturismo, vol.1 n° 1, 2008 (págs: 1-26).MÓDULO V:BÁSICA:Matheus, Fabrício S. Capacidade de carga e manejo de visitantes. (TCC) ECA-USP,2003 (págs: 18-65).Wearing, Stephen & Neil, J. Ecoturismo: potencialidades, possibilidades e impacto. SãoPaulo: Aleph, 2001 (págs: 63-116).COMPLEMENTAR:Ham, San. Interpretacion Ambiental: uma guia practica para gente com grandes ideas ypresupuestos pequenos. Golden, Colorado (EUA): North American Press, 1992, pp.3-48.Raimundo, Sidnei & Vilani, João Paulo. Estudos para Determinação da Capacidade deCarga do Rafting no Núcleo Santa Virgínia - PESM. In: II Congresso Brasileiro deUnidades de Conservação, 2000, Campo Grande (MS). II Congresso Brasileiro deUnidades de Conservação, 2000 (págs: 233-242).