Apresentar aos alunos elementos básicos de reflexão - questionamento, crítica, entendimento e proposição - por meio de leituras, pesquisas acadêmicas, debates, vídeos e outras ferramentas pedagógicas, para que possam iniciar o conhecimento científico sobre a importância das atividades de lazer e turismo no mundo, com ênfase na realidade brasileira.
A formação de um profissional com visão ampla das questões socioculturais que envolvem os fenômenos do lazer e do turismo requer a ampliação das oportunidades de descoberta, discussão e debate. Assim, a disciplina torna-se fundamental na medida em que propicia ao estudante o primeiro contato com a amplitude das questões profissionais com as quais irá conviver na sua vida profissional e acadêmica.
A formação de um profissional com visão ampla das questões socioculturais que envolvem os fenômenos do lazer e do turismo requer a ampliação das oportunidades de descoberta, discussão e debate. Assim, a disciplina torna-se fundamental na medida em que propicia ao estudante o primeiro contato com a amplitude das questões profissionais com as quais irá conviver na sua vida profissional e acadêmica. A disciplina pretende, como objetivos específicos:1) Identificar os principais elementos históricos - culturais e econômicos - que possibilitaram o surgimento do lazer e do turismo como fenômenos sociais e sua importância no mundo contemporâneo.2) Discutir os conceitos teóricos básicos que orientam os estudos e as práticas profissionais relacionadas ao campo do lazer e do turismo. 3) Proceder a reflexões sobre os principais problemas nacionais e internacionais relacionados ao lazer e ao turismo. 4) Promover uma coleta de informações para orientação posterior de pesquisas, práticas, seminários e debates.
Bibliografia: Básica: BRUHNS, Heloisa Turini (org.). Introdução aos estudos do lazer. Campinas: UNICAMP, 1997.CAMARGO, Luiz Octávio Lima. O que é lazer. São Paulo: Brasiliense, 1986.LAGE, Beatriz Helena Gelas (org). Lazer e Turismo: conceitos e reflexões. São Paulo: Plêiade, 2009.Complementar:BRUHNS, Heloisa Turini. Lazer e Ciências Sociais: diálogos pertinentes. São Paulo: Chronos, 2002.CAILLOIS, Roger. O jogo e os homens. Lisboa: Cotovia, 1990.DUMAZEDIER, Joffre. A revolução cultural do tempo livre. São Paulo: Studio Nobel/Sesc, 1994.HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 1971.KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do Turismo. São Paulo: Aleph, 2000LAFARGUE, Paul. O direito à preguiça. São Paulo: Hucitec/Unesp, 1999.MAGNANI, José Guilherme C. Festa no pedaço: lazer e cultura popular na cidade. São Paulo: Hucitec/Unesp, 1998.MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer: formação e atuação profissional. Campinas: Papirus, 1995.MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e educação. Campinas: Papirus, 1987.PADILHA, Valquiria. Tempo livre e capitalismo: um par imperfeito. Campinas: Alínea, 2000.VALLE, Lilian. O lazer como resistência. Fórum educacional: Rio de Janeiro, 12 (4), 44-50, Outubro/Dezembro, 1988.URRY, John. O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo, Sesc/Studio Nobel, 1996.