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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH1521 - Reflexões sobre o Lazer e Turismo
Reflections in Leisure and Tourism

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Apresentar aos alunos elementos básicos de reflexão - questionamento, crítica, entendimento e proposição - por meio de leituras, pesquisas acadêmicas, debates, vídeos e outras ferramentas pedagógicas, para que possam iniciar o conhecimento científico sobre a importância das atividades de lazer e turismo no mundo, com ênfase na realidade brasileira.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1794311 - Reinaldo Tadeu Boscolo Pacheco
 
Programa Resumido
A formação de um profissional com visão ampla das questões socioculturais que envolvem os fenômenos do lazer e do turismo requer a ampliação das oportunidades de descoberta, discussão e debate. Assim, a disciplina torna-se fundamental na medida em que propicia ao estudante o primeiro contato com a amplitude das questões profissionais com as quais irá conviver na sua vida profissional e acadêmica.
 
 
 
Programa
A formação de um profissional com visão ampla das questões socioculturais que envolvem os fenômenos do lazer e do turismo requer a ampliação das oportunidades de descoberta, discussão e debate. Assim, a disciplina torna-se fundamental na medida em que propicia ao estudante o primeiro contato com a amplitude das questões profissionais com as quais irá conviver na sua vida profissional e acadêmica. A disciplina pretende, como objetivos específicos:
1) Identificar os principais elementos históricos - culturais e econômicos - que possibilitaram o surgimento do lazer e do turismo como fenômenos sociais e sua importância no mundo contemporâneo.
2) Discutir os conceitos teóricos básicos que orientam os estudos e as práticas profissionais relacionadas ao campo do lazer e do turismo.
3) Proceder a reflexões sobre os principais problemas nacionais e internacionais relacionados ao lazer e ao turismo.
4) Promover uma coleta de informações para orientação posterior de pesquisas, práticas, seminários e debates.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Prova escrita, com consulta, baseada nas aulas expositivas, leituras, seminários,
debates e discussão sobre filmes, além das apresentações de trabalhos individuais e em
grupo. Auto-avaliação.
Critério
Média das provas individuais e dos trabalhos.
Norma de Recuperação
Prova escrita.
 
Bibliografia
     
Bibliografia: Básica: 

BRUHNS, Heloisa Turini (org.). Introdução aos estudos do lazer. Campinas: UNICAMP, 1997.
CAMARGO, Luiz Octávio Lima. O que é lazer. São Paulo: Brasiliense, 1986.
LAGE, Beatriz Helena Gelas (org). Lazer e Turismo: conceitos e reflexões. São Paulo: Plêiade, 2009.

Complementar:

BRUHNS, Heloisa Turini. Lazer e Ciências Sociais: diálogos pertinentes. São Paulo: Chronos, 2002.
CAILLOIS, Roger. O jogo e os homens. Lisboa: Cotovia, 1990.
DUMAZEDIER, Joffre. A revolução cultural do tempo livre. São Paulo: Studio Nobel/Sesc, 1994.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 1971.
KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do Turismo. São Paulo: Aleph, 2000
LAFARGUE, Paul. O direito à preguiça. São Paulo: Hucitec/Unesp, 1999.
MAGNANI, José Guilherme C. Festa no pedaço: lazer e cultura popular na cidade. São Paulo: Hucitec/Unesp, 1998.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer: formação e atuação profissional. Campinas: Papirus, 1995.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e educação. Campinas: Papirus, 1987.
PADILHA, Valquiria. Tempo livre e capitalismo: um par imperfeito. Campinas: Alínea, 2000.
VALLE, Lilian. O lazer como resistência. Fórum educacional: Rio de Janeiro, 12 (4), 44-50, Outubro/Dezembro, 1988.
URRY, John. O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo, Sesc/Studio Nobel, 1996.
 

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