Por meio de uma abordagem sistêmica, oferecer aos alunos a compreensão dos principais conceitos de marketing e suas influências nas decisões, considerando sua importância para empresas. Analisar a influência do ambiente externo, dos mercados e da política da empresa dentro do Sistema de Marketing, de forma a atender às necessidades de informações para a tomada de decisões. Proporcionar ao aluno contato com as teorias, técnicas e práticas do marketing no mercado de lazer, entretenimento e turismo.
Apresentar conceitos de marketing sob um enfoque sistêmico, mostrando como as técnicas, e os modelos podem ser utilizados no setor do lazer e turismo, discutindo temas como: sistema de informações, comportamento dos mercados, pesquisa, segmentação e dimensionamento do setor, organização e planejamento de marketing. Exemplificar o embasamento teórico de marketing com casos de estudos específicos no lazer e turismo brasileiro.
1. Definições e origens do marketing. 2. Ambiente de marketing em lazer e turismo. 3. Planificação das atividades de marketing para produtos, serviços e organizações turísticas e de lazer: 3.1. Hotéis, empresas aéreas, agentes e operadoras. 3.2. Shopping, parques, centros de entretenimento, oferta gastronômica, oferta lúdica. 3.3. Serviços técnicos, serviços de transporte, fornecedores etc. 4. Composto de marketing: 4.1. Produto turístico e atendimento, ciclo de vida do produto. 4.2. Preço, políticas de preço. 4.3. Praça, canais de distribuição, e-commerce. 4.4. Promoção, comunicação integrada de marketing. 5. Pesquisa de mercado e sistema de informação voltados ao lazer e turismo. 6. Marketing de relacionamento (criação de valor, satisfação e fidelidade do cliente). 7. Segmentação e posicionamento. 8. Dimensionamento do mercado de serviços e gestão do marketing em lazer e turismo. 9. Novos produtos, planos promocionais e eventos. 10. Tendências e práticas do marketing em lazer e turismo. 11. Casos de estudos e pesquisas nos negócios de entretenimento, lazer e turismo. 12. Exemplos aplicados em segmentos mundiais e brasileiros.
Bibliografia Básica:MIDDLETON, Victor T. C, CLARKE, Jackie. Marketing de Turismo: teoria e prática. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002. 534 p.COBRA, Marcos. Marketing de Serviços: turismo, lazer e negócios. Ed. compacta. São Paulo: Cobra, 2005. 255 p.KOTLER, Philip; GERTNER, David; REIN, Irving; HAIDER, Donald. Marketing de lugares: como conquistar crescimento de longo prazo na América Latina e no Caribe. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 340 p.KOTLER, Philip; KELLER, Kevin. Administração de Marketing 12a. Edição.Pearson Prentice Hall 2006. 747 p.CHIAS, Josep;Turismo o Negocio da Felicidade: desenvolvimento e marketing turístico de países, regiões, lugares e cidades. São Paulo: Ed SENAC, 2007. 230p.