Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH1532 - Oficinas de Lazer e Turismo
Leisure and Tourism Workshops

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Contribuir para que os alunos possam conhecer os múltiplos aspectos das atividades de lazer e turismo relacionadas a área, por meio de visitas técnicas, trabalho de campo e experiências locais, vivenciando temas que serão apresentados na disciplina: Reflexões do Lazer e Turismo e Fundamentos Básicos do Lazer e do Turismo
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5856870 - Edmur Antonio Stoppa
 
Programa Resumido
Possibilitar uma abordagem multidisciplinar com vivências que proporcionem a análise crítica e o conhecimento aplicado dos temas apresentados nos Fundamentos Teóricos e nas Reflexões em Lazer e Turismo. Proporcionar experiências práticas como uma primeira aproximação junto à realidade de distintos espaços e equipamentos, sob a ótica dos recursos naturais; dos equipamentos e serviços; e da infraestrutura de apoio ao lazer e turismo.
 
 
 
Programa
1. Lazer, qualidade de vida e participação cultural.
2. Lúdico, Lazer e ciclo vital.
3. Políticas públicas e privadas de Lazer e Turismo
4. Formação e desnvolvimento de pessoal em Lazer e Turismo
5. Diagnóstico de recursos, serviços e equipamentos de Lazer e Turismo.
6. Realização de visitas técnicas
7. Planejamento e desenvolvimento de projetos sobre Lazer e Turismo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, leituras, fichamento, audiovisuais, oficinas, palestras, seminários, trabalhos individuais e/ou em grupos.
Critério
Média das provas individuais e dos trabalhos
Norma de Recuperação
Prova escrita
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica
CAMARGO. L. O. L. Educação para o lazer. São Paulo, Moderna, 1998.
LINHALES, M. A. Lazer, cidadania e qualidade de vida: reflexões acerca da possibilidade da liberdade e da ação política. In: Licere. Belo Horizonte: CELAR/EEFFTO, v. 2, nº 1, 1999, p.19-30.
MARCELLINO, N. C. (Org.). Políticas públicas de lazer. Campinas: Alínea, 2008
MELO, V. A. de.; ALVES JUNIOR, E. D. Introdução ao lazer. São Paulo: Manole, 2003.
MOESCH, M. Turismo e lazer: conteúdos de uma única questão. In: MARCELLINO, N. C. Org.). Formação e desenvolvimento de pessoal para atuação em esporte e lazer. Campinas, Papirus, 2003, pp. 19-30.

Bibliografia Complementar
ABRAMO, H. W.; BRANCO, P. P. (org.) Retrato da juventude brasileira: análise de uma pesquisa nacional. São Paulo: Instituto Cidadania/Editora Fundação Perseu Abramo, 2005, p. 175-214.
DEMO, P. Política social, educação e cidadania. Campinas: Papirus, 1994.
ISAYAMA, H. F; PINTO, L. M. S. de; UVINHA, R. R.; STOPPA, E. A. (Orgs) Gestão de políticas de esporte e lazer/Sport and leisure policy management. Belo Horizonte: UFMG, 2011.
MARCELLINO, N. C. (Org.) Repertório de atividades por fases da vida. Campinas: Papirus, 2006.
MARCELLINO, N. C. (Org.) Lazer: formação e atuação profissional. Campinas, SP: Papirus, 2004.
MARCELLINO, N. C. (Org.) Lúdico, Educação e Educação Física. 2.ed., Ijuí, Unijuí, 2002.
TRIGO, L. G. G. (Org.). Turismo - Como aprender, como ensinar. São Paulo: SENAC, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH1532

Clique para consultar o oferecimento para ACH1532

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP