Contribuir para que os alunos possam conhecer os múltiplos aspectos das atividades de lazer e turismo relacionadas a área, por meio de visitas técnicas, trabalho de campo e experiências locais, vivenciando temas que serão apresentados na disciplina: Reflexões do Lazer e Turismo e Fundamentos Básicos do Lazer e do Turismo
Possibilitar uma abordagem multidisciplinar com vivências que proporcionem a análise crítica e o conhecimento aplicado dos temas apresentados nos Fundamentos Teóricos e nas Reflexões em Lazer e Turismo. Proporcionar experiências práticas como uma primeira aproximação junto à realidade de distintos espaços e equipamentos, sob a ótica dos recursos naturais; dos equipamentos e serviços; e da infraestrutura de apoio ao lazer e turismo.
1. Lazer, qualidade de vida e participação cultural.2. Lúdico, Lazer e ciclo vital.3. Políticas públicas e privadas de Lazer e Turismo4. Formação e desnvolvimento de pessoal em Lazer e Turismo5. Diagnóstico de recursos, serviços e equipamentos de Lazer e Turismo.6. Realização de visitas técnicas7. Planejamento e desenvolvimento de projetos sobre Lazer e Turismo.
Bibliografia BásicaCAMARGO. L. O. L. Educação para o lazer. São Paulo, Moderna, 1998. LINHALES, M. A. Lazer, cidadania e qualidade de vida: reflexões acerca da possibilidade da liberdade e da ação política. In: Licere. Belo Horizonte: CELAR/EEFFTO, v. 2, nº 1, 1999, p.19-30.MARCELLINO, N. C. (Org.). Políticas públicas de lazer. Campinas: Alínea, 2008MELO, V. A. de.; ALVES JUNIOR, E. D. Introdução ao lazer. São Paulo: Manole, 2003.MOESCH, M. Turismo e lazer: conteúdos de uma única questão. In: MARCELLINO, N. C. Org.). Formação e desenvolvimento de pessoal para atuação em esporte e lazer. Campinas, Papirus, 2003, pp. 19-30.Bibliografia ComplementarABRAMO, H. W.; BRANCO, P. P. (org.) Retrato da juventude brasileira: análise de uma pesquisa nacional. São Paulo: Instituto Cidadania/Editora Fundação Perseu Abramo, 2005, p. 175-214.DEMO, P. Política social, educação e cidadania. Campinas: Papirus, 1994.ISAYAMA, H. F; PINTO, L. M. S. de; UVINHA, R. R.; STOPPA, E. A. (Orgs) Gestão de políticas de esporte e lazer/Sport and leisure policy management. Belo Horizonte: UFMG, 2011.MARCELLINO, N. C. (Org.) Repertório de atividades por fases da vida. Campinas: Papirus, 2006.MARCELLINO, N. C. (Org.) Lazer: formação e atuação profissional. Campinas, SP: Papirus, 2004.MARCELLINO, N. C. (Org.) Lúdico, Educação e Educação Física. 2.ed., Ijuí, Unijuí, 2002.TRIGO, L. G. G. (Org.). Turismo - Como aprender, como ensinar. São Paulo: SENAC, 2001.