O intuito da disciplina é o de construir um panorama das principais fases históricas que antecedem o lazer e o turismo de massa no Ocidente, buscando então analisar permanências e transformações no modo como se lida, na sociedade contemporânea, com o deslocamento espacial e cultural e com o tempo livre.
O programa da disciplina está construído de modo a levar o estudante do curso de Lazer e Turismo a pensar a constituição do Turismo e do Lazer numa perspectiva histórica e cultural, entendendo a invenção dos espaços turísticos e de lazer a que hoje estamos vinculados como resultado tanto da história moderna e das viagens de descobrimento quanto da primeira e da segunda revolução industrial. Busca-se destacar, também, a evolução dos costumes, as mudanças de cenário e as transformações da sociedade contemporânea que modificaram radicalmente os interesses de consumo pelas viagens, turismo e lazer no século XXI.
1.Antecedentes históricos das viagens e do lazer: os gregos.2.As viagens de descobrimento.3.As viagens de formação: os primórdios do turismo de massa.4.As viagens de intervenção: os viajantes naturalistas.5.A viagem como fuga da civilização: o exotismo.6.Lazer e tempo livre da primeira à segunda revolução industrial.7.Lazer e viagens na globalização.
Bibliografia Básica:BOYER, Marc. História do Turismo de Massa. Bauru: Edusc; Salvador: Edufba, 2003.HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções: Europa 1798-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.HOMERO. Odisséia. São Paulo: Edusp, 2000.O’GORMAN, Edmund. A invenção da América: reflexão a respeito da estrutura histórica do Novo Mundo e do sentido do seu devir. São Paulo: Unesp, 1992.PIRES, Mario Jorge. Lazer e Turismo Cultural. São Paulo: Manole, 2001.__________. Raízes do Turismo no Brasil: hóspedes, hospedeiros e viajantes do século XIX. São Paulo: Manole, 2001.PRATT, Mary Louise. Imperial Eyes: travel writing and transculturation. London: Routledge, 1992.REJOWSKI, Mirian (Org.). Turismo no Percurso do Tempo. São Paulo, Aleph, 2002. Série Turismo.TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. Entretenimento. São Paulo, Senac, 2003. Ponto Futuro 15.