A disciplina objetiva transmitir a importância dos recursos culturais e patrimônio histórico para o lazer e turismo. Ela tem uma perspectiva eminentemente aplicada e voltada ao mercado – oferta e demanda – de lazer e de turismo cultural. Trata-se, dessa forma, de estudar o mercado de lazer e de turismo cultural, no qual a atração e a satisfação dos consumidores – os residentes locais, visitantes e turistas culturais – permeiam o conteúdo da disciplina.
A perspectiva eminentemente aplicada reflete-se em cinco preocupações principais, a saber: a) como criar, desenvolver, gerir e promover novos bens e experiências turístico-culturais no mercado pelo poder público, iniciativa privada e organizações não governamentais?; b) como fortalecer e promover cidades, regiões e países como destinos turístico-culturais, no que toca a criação e manutenção de imagem do destino, a regulação e a promoção de parcerias entre o poder público, a iniciativa privada e as organizações não governamentais?; c) como adaptar bens patrimoniais e equipamentos culturais para atender a demanda turística, reverter parte de seus gastos para sua preservação, e promover e beneficiar a comunidade local?; d) como fazer com que responsáveis por bens culturais adotem comportamentos empresariais, a fim de mais bem aproveitar o turismo cultural, sem se abandonar outros objetivos e agendas – filantropia, preservação patrimonial etc.?; e e) como fazer com que produtos turísticos possam ser enriquecidos por aspectos e elementos culturais, mesmo que, em princípio, não sejam voltados primariamente ao turismo cultural, a exemplo de trilhas nacionais e caminhadas de longa distância?
1. Conceitos e definições básicas acerca do lazer e turismo cultural; 2. Origens, trajetórias e fontes de crescimento do turismo cultural; 3. As cartas patrimoniais e sua relação com o lazer e turismo cultural; 4. Cultura, patrimônio e turismo no Brasil: de Michel Parent ao PAC Cidades Históricas; 5. Turismo cultural e autenticidade; 6. A oferta de lazer e turismo cultural: recursos culturais, atrações turísticas e produtos e experiências; 7. A demanda de lazer e turismo cultural – segmento e nichos de mercado; 8. Impactos sociais, econômicos e culturais do turismo cultural; 9. Interpretação da cultura e do patrimônio para o lazer e turismo cultural; 10. Criação, formatação, gestão e promoção de bens e experiências turístico-culturais; 11. Estudo de caso. A criação de precintos urbano-turísticos em Manchester, Inglaterra; 12. Estudo de caso. Utilização da cultura e do patrimônio para o enriquecimento da oferta turística: os casos do Caminho de Sabarabuçu (Minas Gerais, Brasil) e do Caminho da Muralha de Adriano (Inglaterra); 13. Estudo de caso. A gestão e promoção do turismo cultural por parte de organizações patrimoniais: o caso da Inglaterra; 14. Estudo de caso. Políticas de regeneração urbana e turismo cultural: o caso do recife (Bairro do Recife e Pátio de São Pedro); 15. Estudo de caso. De cidades patrimoniais para cidades turístico-históricas: comparação entre casos selecionados do Brasil e da Inglaterra; 16. Novas fronteiras e discussões acerca do turismo cultural.
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