Propiciar aos alunos um cenário do setor de Recursos Humanos nas esferas dos lazeres, do entretenimento e do turismo, ressaltando sua importância no fator da produção, tanto pela geração de empregos e renda, como pela qualificação e formação profissional, seja na esfera do setor público, como do setor privado.
Abordar a importância dos Recursos Humanos nas esferas dos lazeres, entretenimento e do turismo como foco central do crescimento das empresas e, a necessidade de políticas para implementação da profissionalização do setor. Destacar a necessidade de treinamento e capacitação qualificada da mão-de-obra empregada nas várias atividades relacionadas com o lazer e turismo, bem como as transformações recentes no mundo do trabalho com as novas tecnologias e o seu impacto sobre o emprego. Ressaltar a importância do emprego temporal e da influência sazonal do setor.
1. Lazer, formação e atuação profissional na contemporaneidade. 2. Administração de Recursos Humanos em Lazer e Turismo. 3. O setor empresarial em Lazer e Turismo e os Recursos Humanos. 4. Tendências do mercado e sua influencia nos Recursos Humanos. A disciplina dará ênfase as possibilidades de trabalho nesse setor, bem como oferece orientações sobre a importância e tipos de formação profissional especializada por meio de atividades praticas, visitas técnicas e viagens didáticas, com aulas ministradas com a carga horária concentrada, durante a semana, aos finais de semana e feriados conforme as especificidades e necessidades de áreas de gestão de recursos humanos em lazer e turismo.
Básica:CAMARGO, Luiz Otávio Lima de. Educação para o Lazer. São Paulo: Moderna, 1998.CORTELLA, Mario Sergio. Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 5ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.COHEN, William A. Uma aula com Drucker – as lições do maior mestre de administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.DEJOURS, C. A loucura do trabalho. São Paulo: Cortez, 1992DENTON, D. Keith. Qualidade em serviços. São Paulo: McGraw-Hill, 1990.DUTRA, Joel Souza . Gestão de Pessoas: modelos, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002.FRANÇA, Ana Cristina L. Práticas de Recursos Humanos – conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2011.FISCHER, André Luiz et all (organizadores). Gestão de Pessoas – desafios estratégicos das organizações contemporâneas. São Paulo: Atlas, 2009.FLEURY, Maria Tereza Lema (coord.). As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002.HITT, M.; MILLER, C.C.; Colella, Adrienne. Comportamento organizacional: uma abordagem estratégica. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2007.KANAANE, Roberto; SEVERINO, Fátima R. G. Ética em Turismo e Hotelaria. São Paulo: Atlas, 2006.MILKOVICH, George T., BOUDREAU, John W. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2000.NORGAARD, Mette. O patinho feio vai trabalhar: a sabedoria dos clássicos de H.C. Andersen aplicada ao ambiente de trabalho. São Paulo: DVS Editoria, 2007. PIMENTA, Maria Alzira. Gestão de Pessoas em Turismo – sustentabilidade, qualidade e comunicação. 2ª edição. Campinas: Alínea, 2006.TANKE, Mary L. Administração de Recursos Humanos em Hospitalidade. São Paulo: Pioneira, 2004.VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de Pessoas. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.ZAVAGLIA, Tércia. Gestão de Pessoas – desafios, tendências e expectativas. Campinas: alínea, 2006WERNECK, Christianne L.C., STOPPA, Edmur A., ISAYAMA, Hélder F. Lazer e mercado. Campinas, SP: Papirus, 2001.Complementar:BERNNIOEFT, R. Trabalhar e desfrutar. São Paulo: NOBEL, 1991DEJOURS, C. A psicodinâmica do Trabalho, São Paulo: Atlas, 1994DUMAZEDIER, J. Revolução Cultural do Tempo Livre. São Paulo: Studio NOBEL/SESC, 1994HUIZINGA, Johan. Homo Ludens, o jogo como elemento da cultura. 2ª edição. São Paulo: Perspectiva, 1990PINA, Luís Wilson. Multiplicidade de profissionais e de funções IN MARCELLINO, Nelson Carvalho Marcellino (org). Lazer: formação e atuação profissional. Campinas: Papirus, 1995.SCHREIBER, Jean Louis Servan. A arte do Tempo, São Paulo: Cultura, 1991SWARBROOKE, John. Turismo sustentável: gestão e marketing. São Paulo: Aleph, 2000.