Fornecer um conhecimento básico sobre a administração de estratégias, além de uma visão de consultoria em empresas, de maneira que o aluno possa ser preparado para atuar no mercado de trabalho, seja no setor público ou privado. Objetiva uma melhor capacitação e formação profissional no mercado brasileiro por se tratar de área de grande interesse pelas empresas do setor de lazer, viagens, hotelaria e turismo.
Contribuir para uma reflexão sobre questões relacionadas com o processo decisório administrativo do setor público e privado a execução de planos de desenvolvimento do lazer e turismo. Com base em conceitos teóricos formulados nas disciplinas correlatas, em especial: Planejamento Mercadológico em Lazer e Turismo, Poder Público e Terceiro Setor no Lazer e Turismo, destacar problemas inerentes à proposta de estímulo econômico do sistema de lazer e turismo global. Discutir a atuação das principais organizações nacionais brasileiras que promovem o setor, em particular a atuação da Embratur, do Ministério e das Secretarias de Lazer e Turismo. Apresentar um panorama atual das estratégias administrativas nacionais de desenvolvimento (Proecotur, Prodetur) e de outros projetos estaduais e municipais, com respectivas fontes de financiamento, linhas de crédito e avaliação de desempenho. Ressaltar apoio e riscos inerentes em áreas específicas do Brasil.
1. Estímulo ao sistema global de desenvolvimento do lazer e turismo 2. Organização Nacional do Turismo (Embratur), Ministério e Secretaras Estaduais e Municipais de Turismo3. Funcionamento da gestão do turismo4. Projetos de desenvolvimento de lazer e turismo 4.1. Apoios e riscos do setor5. Setor privado e programas empresariais de lazer e turismo6. Lazer e turismo na estrutura administrativa do setor público7. Financiamento da gestão do lazer e turismo 7.1. Fomento e desenvolvimento 7.2. Promoção turística nacional e internacional 7.3. Captação de recursos do setor privado8. Política financeira do turismo 8.1. Estímulo econômico 8.2. Estabilidade política e social 8.3. Recuperação do capital investido9. Planos de Turismo e o Programa Nacional de Turismo – PNT10.Avaliação do desempenho de empreendimentos de lazer11.Tendências e projeções no mundo e no Brasil12.Avaliações de projetos de desenvolvimento de lazer e turismo (Prodetur, Proecotur e outros)
ACERENZA, Miguel Angel. Administração do Turismo. São Paulo: EDUSC, 2002, 348 p.COOPER, Chris, FLETCHER, John, WANHILL, Stephen, GILBERT, David, SHEPHERD, Rebecca. Turismo: princípios e prática. 2a ed. Estados Unidos: Bookman, 2001, 559 pRUSCHMANN, Doris Van de Meene. Marketing Turístico: um enfoque promocional. Campinas: Papirus, 2000, 124 p.World Tourism Organization – WTO. Data Collection and Analyses for Tourism, Management, Marketing and Planning: a manual for manager and analysts. Madrid, WTO, 1999, 150 P.