Investigar as bases socioantropológicas das teorias sobre o tempo livre e suas implicações para o estudo do lazer e do turismo
Aborda a noção do tempo livre e a dinâmica socioeconômica de sua produção. Tempo livre, tempo liberado e tempo inocupado. A pesquisa de orçamento-tempo. Compromissos socioreligiosos, sociopolíticos e sua interação com o lazer. Estudos de caso de espaços de lazer urbano e turístico: shopping-centers, bares, parques, resorts, entre outros.
1.Apresentação do programa e dos critérios de avaliação.2.O tempo livre e suas diferentes manifestações3.Dinâmica produtora do tempo livre4.Compromissos socioreligiosos, sociopolíticos e lazer5.A pesquisa de orçamento-tempo6.Estudos de caso: shopping-centers, bares, parques, resorts.
Básica:DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do lazer. São Paulo: Perspectiva, 2004.DUMAZEDIER, Joffre. Valores e conteúdos culturais do lazer. São Paulo, SESC, 1980. CAMARGO, Luiz O. L. O que é lazer. São Paulo: Brasiliense, 1994.CAMARGO, Luiz O. L. Educação para o lazer. São Paulo: Moderna, 1998.MAGNANI, José G. C. A festa no pedaço. São Paulo: Hucitec, 1986.Complementar:FRUGOLI JÚNIOR, Heitor. Sociabilidade e consumo nos shopping centers de São Paulo. São Paulo: SENAC, 2008.BARTALINI, Vladimir. Parques públicos de São Paulo. Tese de doutorado. FAU/USP, 1999.MAGNANI, J.C. Rua e a evolução da sociabilidade. Cadernos de Historia de São Paulo São Paulo, n.2 , p.45-54, jan./dez. 1993