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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH1545 - Animação Cultural e Lazer
Cultural Animation, Leisure and Recreation Laboratory

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Estimular a criatividade e atuação dos alunos, observando suas reações como animadores em casos hipotéticos, aplicados na área da animação cultural no lazer; perceber o significado do papel social do educador, enquanto agente formador e transformador de indivíduos socialmente participativos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5856870 - Edmur Antonio Stoppa
 
Programa Resumido
Estimular a criatividade e atuação dos alunos, observando suas reações como animadores em casos hipotéticos, aplicados na área da animação cultural no lazer; perceber o significado do papel social do educador, enquanto agente formador e transformador de indivíduos socialmente participativos.
 
 
 
Programa
1. A formação de um repertório de atividades de lazer e recreação
1.1. Técnicas de dinâmicas de grupo
2. O lazer, a recreação e o lúdico nas fases da vida:
infância/juventude/idade adulta e idosos.
3. A animação cultural:
3.1. Brinquedotecas; clubes, festas; valorização do meio-ambiente; colônias
de férias; hotéis de lazer.
4. Projetos de lazer
4.1. Processo de tomada de decisão
4.2. Planejamento, execução e avaliação de projetos de ação através de
comissões.
4.3. Vivência de projetos de lazer
5. A ação comunitária como estratégia de animação cultural
5.1. O período de deflagração.
5.2. O período de carência: resultados respostas e reflexos da ação
5.3. O período de sedimentação e a continuidade5.4. A importância do
voluntariado local
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, leituras, fichamento, audiovisuais, oficinas, palestras, seminários, trabalhos individuais e/ou em grupos.
Critério
Média das provas individuais e dos trabalhos.
Norma de Recuperação
Prova escrita.
 
Bibliografia
     
BÁSICA
BERNET, J. T. Animação Sociocultural: teorias, programas e âmbitos. Lisboa: Instituto Piaget, 2004.
CARVALHO, A. M. de. Cultura física e desenvolvimento. Lisboa: Compendium, 1978.
MARCELLINO, N. C. (Org.). Lazer e recreação: repertório de atividades por fases da vida. 2.ed., Campinas: Papirus, 2009.
MARCELLINO, N. C. (Org.). Lazer e recreação: repertório de atividades por ambientes. 2.ed., Campinas: Papirus, 2010.
MELO, V. A. de.; ALVES JUNIOR, E. D. Introdução ao lazer. São Paulo: Manole, 2003.
PAIVA, J. L. de. Por um voluntariado local. In: MARCELLINO, N. C. (Org.). Formação e desenvolvimento de pessoal em lazer e esporte: para atuação em políticas públicas. Campinas: Papirus, 2003, p. 157-170.


COMPLEMENTAR.
BRENNER, A. K.; DAYRELL, J.; CARRANO, P. Juventude Brasileira: Culturas do Lazer e do Tempo Livre. In: Brasil. Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Um olhar sobre o jovem no Brasil / Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz.– Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2008, p. 29-44.
ISAYAMA, H. F. Um olhar sobre a formação profissional no lazer. Licere, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p.11-19, 2005.
MAGALHÃES, L. M. S. (Org.). Como fazer projetos de lazer: elaboração, execução e avaliação. Campinas: Papirus, 2007.
MARCELLINO, N. C. Projeto Brincando na TABA – Manual de orientação técnica. São Paulo: SESC, abri,, s.d.
MELO, V. A. A cidade, o cidadão, o lazer e a animação cultural. In: LICERE, Belo Horizonte: CELAR/UFMG, v.6, n.1, 2003.
STOPPA, E. A.; MARCELLINO, N. C.; SILVA, D. A. M. da. Políticas públicas de lazer e a metodologia da ação comunitária. In: Motriz, Rio Claro, v.17 n.3, p.556-566, jul./set. 2011.
 

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