Oferecer aos alunos um cenário sobre o entretenimento como parte de um universo maior que envolve o turismo, recreação, cultura, lazer e atividades correlatas. Além da abordagem histórica relacionada com a mídia e com a cultura de massa contemporânea será realizada uma análise dos impactos gerados pelo entretenimento nas sociedades pós-industriais na economia globalizada, com suas possibilidades, paradoxos e desafios.
Como agente social do mundo pós-industrial e parcialmente globalizado, o entretenimento é considerado um vetor econômico importante na indústria de massa influenciando sociedades e culturas locais e globais. É considerado um dos elementos do complexo do lazer que absorve grande parte dos recursos financeiros mundiais e do tempo livre do indivíduo e da coletividade. Para sua melhor compreensão exige, cada vez mais, análises e pesquisas para o entendimento de suas manifestações. Objetivando propiciar melhor compreensão do entretenimento como fenômeno cultural e econômico, essa disciplina propõe seu estudo como fenômeno multifacetado encarado como ponto estratégico para a compreensão de várias atividades de lazer em uma sociedade de massa. É mais um dos desafios e campos de atuação para os futuros profissionais de Lazer e Turismo.
1.Cultura e cultura de massa.2.Informação e comunicação de massa.3.Entretenimento.4.Aspectos históricos.5.Conceitos.6.Aspectos econômicos.7.Aspectos culturais.8.Indústria do entretenimento.9.Relações entre entretenimento, lazer e turismo.10.Ética e entretenimento.11.Entretenimento e educação.12.Entretenimento e segmentação.13.Impactos globais do entretenimento.14.Tendências e possibilidades.15.Visões críticas do entretenimento.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. São Paulo: Contraponto, 1997.FRIEDMAN, Thomas L. O Mundo é Plano. São Paulo: Objetiva, 2006.GABLER, Neal. Vida, o Filme: como o entretenimento conquistou a realidade. São Paulo:Companhia das Letras, 1999.PINE II, Joseph; GILMORE, James H. O Espetáculo dos Negócios. Rio de Janeiro:Campus, 1999.STEWART, James B. Disney War: a guerra pelo controle da maior empresa deentretenimento. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.TRIGO, Luiz G.G. Entretenimento: uma crítica aberta. São Paulo: Senac, 2008.WOLF, Michael J. Entertainment Economy: how mega-media forces are transforming ourlives. New York: Times Books, 1999.