Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH1553 - Entretenimento
Entertainment

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Oferecer aos alunos um cenário sobre o entretenimento como parte de um universo maior que envolve o turismo, recreação, cultura, lazer e atividades correlatas. Além da abordagem histórica relacionada com a mídia e com a cultura de massa contemporânea será realizada uma análise dos impactos gerados pelo entretenimento nas sociedades pós-industriais na economia globalizada, com suas possibilidades, paradoxos e desafios.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
723639 - Luiz Gonzaga Godoi Trigo
 
Programa Resumido
Como agente social do mundo pós-industrial e parcialmente globalizado, o entretenimento é considerado um vetor econômico importante na indústria de massa influenciando sociedades e culturas locais e globais. É considerado um dos elementos do complexo do lazer que absorve grande parte dos recursos financeiros mundiais e do tempo livre do indivíduo e da coletividade. Para sua melhor compreensão exige, cada vez mais, análises e pesquisas para o entendimento de suas manifestações. Objetivando propiciar melhor compreensão do entretenimento como fenômeno cultural e econômico, essa disciplina propõe seu estudo como fenômeno multifacetado encarado como ponto estratégico para a compreensão de várias atividades de lazer em uma sociedade de massa. É mais um dos desafios e campos de atuação para os futuros profissionais de Lazer e Turismo.
 
 
 
Programa
1.Cultura e cultura de massa.
2.Informação e comunicação de massa.
3.Entretenimento.
4.Aspectos históricos.
5.Conceitos.
6.Aspectos econômicos.
7.Aspectos culturais.
8.Indústria do entretenimento.
9.Relações entre entretenimento, lazer e turismo.
10.Ética e entretenimento.
11.Entretenimento e educação.
12.Entretenimento e segmentação.
13.Impactos globais do entretenimento.
14.Tendências e possibilidades.
15.Visões críticas do entretenimento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas/participativas, leituras e discussões de textos, oficinas, visitas
técnicas, trabalhos individuais e/ou em grupos.
Critério
Média das provas individuais e dos trabalhos.
Norma de Recuperação
Prova escrita.
 
Bibliografia
     
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. São Paulo: Contraponto, 1997.
FRIEDMAN, Thomas L. O Mundo é Plano. São Paulo: Objetiva, 2006.
GABLER, Neal. Vida, o Filme: como o entretenimento conquistou a realidade. São Paulo:
Companhia das Letras, 1999.
PINE II, Joseph; GILMORE, James H. O Espetáculo dos Negócios. Rio de Janeiro:
Campus, 1999.
STEWART, James B. Disney War: a guerra pelo controle da maior empresa de
entretenimento. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.
TRIGO, Luiz G.G. Entretenimento: uma crítica aberta. São Paulo: Senac, 2008.
WOLF, Michael J. Entertainment Economy: how mega-media forces are transforming our
lives. New York: Times Books, 1999.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH1553

Clique para consultar o oferecimento para ACH1553

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP