Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH1554 - Sistemas de Informação em Lazer e Turismo
Information Systems in Leisure and Tourism

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
A disciplina de caráter prático se concentrará na capacitação dos estudantes com relação a sistemas de informação utilizados para a reserva e a venda de serviços e produtos, como passagens aéreas, hospedagem e locação de veículos. Treinar os estudantes em sistemas globais de distribuição (Global Distribution System – GDS) adotados por empresas de lazer e turismo, de modo a auxiliar no processo de inserção no mercado de trabalho.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7028358 - Cynthia Harumy Watanabe Correa
 
Programa Resumido
1. Global Distribution System (GDS) 2. Módulo: Reservas aéreas 3. Conversor de moedas 4. Codificar e decodificar 5. Disponibilidade, detalhes e frequências de voos 6. Venda de voos 7. Criação e cancelamento de reserva 8. Serviços especiais 9. Dividir passenger name record (PNR) 10. Filas 11. Módulo: Tarifas 12. Visualizar tarifa e tarifar um itinerário 13. Cancelar tarifa 14. Low fare shopping 15. Informações sobre taxa 16. Venda de produtos e/ou serviços auxiliares
 
 
 
Programa
A capacitação dos estudantes em GDS compreenderá dois módulos: reservas aéreas e tarifamento de passagens, bem como oferece orientações sobre a importância e tipos de formação profissional especializada por meio de atividades praticas, visitas técnicas e viagens didáticas, com aulas ministradas com a carga horária concentrada, durante a semana, aos finais de semana e feriados conforme as especificidades e necessidades da área de atuação e e empresas relacionadas com Sistemas de Informação em Lazer e Turismo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação Avaliação baseada em provas, trabalhos e participações em atividades externas. Método Aulas práticas no laboratório de informática e organização de atividades externas, como participações em eventos (acadêmicos e profissionais) e visitas técnicas e viagens didáticas para contato direto com a prática e temática da disciplina.
Critério
Avaliação baseada em provas, trabalhos e participações em atividades externas e elaboração de relatórios de visitas e viagens didáticas.
Norma de Recuperação
Prova escrita, individual, sobre todo o conteúdo trabalhado.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica TRAVELPORT BRASIL. Módulo 1: Reservas aéreas. São Paulo: Travelport Brasil, 2017. TRAVELPORT BRASIL. Módulo 2: Tarifas. São Paulo: Travelport Brasil, 2017. Complementar COOPER, C.; FLETCHER, J.; FYALL, A.; GILBERT, D.; WANHILL, S. Turismo: princípios e prática. 3. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2007. MARIN, A. Tecnologia da Informação nas Agências de Viagem: em busca da produtividade e do valor agregado. São Paulo: Aleph, 2004. O’CONNOR, P. Distribuição da Informação Eletrônica em Turismo e Hotelaria. Porto Alegre: Bookman, 2001. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE TURISMO. E-Business para Turismo. Porto Alegre: Bookman, 2003.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH1554

Clique para consultar o oferecimento para ACH1554

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP