Apresentar a hospitalidade como um princípio das relações humanas e, através do estudo de textos sociológicos e antropológicos sobre a hospitalidade humana, analisar criticamente as posturas ideológicas e as praxes administrativas dos meios hoteleiros e extrahoteleiros.
A hospitalidade dentro do paradigma da dádiva e como atributo. Hospitalidade doméstica, urbana, comercial e virtual. As leis da hospitalidade. Hospitalidade como fato social, como ética e como rito. O anfitrião e o hóspede. O visitante e o visitado, o estatuto da domesticidade. A hostilidade. A recepção, a hospedagem, a alimentação e o entretenimento do hóspede. A gorjeta. O sexo na hospitalidade.
1.Tempos e espaços da hospitalidade2.A hospitalidade na história3.Os mitos da hospitalidade. Héstia x Hermes. As religiões e a hospitalidade4.A hospitalidade como dádiva. As leis da hospitalidade5.Hostilidade. recepção e agressão6.Rito, rituais de passagem, etiqueta e cerimonial. Etiqueta como contraponto entre distinção e identificação – duas abordagens sociológicas. A netiqueta.7.Abordagem filosófica: a hospitalidade como direito, como virtude; a ética da hospitalidade; hospitaleiro x anfitrião8.Conversação. A história social da linguagem. A arte da conversação na modernidade européia e a sociedade disciplinar. Modos de conversação/modos de sociabilidade humana. As regras da conversação – de Castiglione/Kant aos dias atuais.9.A alimentação. Bases filogenéticas da alimentação. Gastronomia: do padrão aristocrático à noção de qualidade de vida.10.Asseio e higiene. Da revolução pastoriana da higiene à nova revolução ecológica da higiene e da dietética11.O lazer e a hospitalidade urbana. Eventos e festividade. O humor12.Hospitalidade e educação. Os metiês da hospitalidade. O servilismo13.Comunicação de massa x comunicação interpessoal e seu impacto na hospitalidade14.Tabus e afecções da hospitalidade
Bibliografia Básica:CAMARGO, Luiz Octávio. Hospitalidade. São Paulo: Aleph, 2004.DENCKER & BUENO (Org.). Hospitalidade: cenários e oportunidades. São Paulo: Thomson, 2003.DIAS, Célia (Org). Hospitalidade: reflexões e tendências. São Paulo: Manole, 2002.LASLEY & MORRISON (Org). Em busca da hospitalidade.São Paulo: Manole, 2003.MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a Dádiva e o Dom. Lisboa: Ed. 70, 1988.Bibliografia Complementar:AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994.AMAT, Jean-Marie; VINCENT, Jean-Didier. Por uma Nova Fisiologia do Gosto. São Paulo: Senac, 2006.LORENZ, Konrad. Agressão: uma história natural do mal. Lisboa: Relógio d´Água, 1992.RIVIÈRE, Claude. Os Ritos Profanos. Petrópolis: Vozes, 1997.ROCHE, Daniel. A História das Coisas Banais. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.