Apresentar a evolução das teorias de administração e suas conseqüências nas organizações de lazer e do turismo; Refletir como o processo de gestão das organizações é influenciado pelo ambiente social, cultural e político; Contribuir para o entendimento a respeito do que é permanente e do que é transitório nas organizações; Debater a evolução e as mudanças dos aspectos fundamentais da vida organizacional; Apresentar as principais áreas e ferramentas de gestão nas organizações.
Aborda de maneira ampla os principais conceitos desenvolvidos na teoria da administração, procurando apontar as tendências contemporâneas de gestão das organizações em um cenário global, com foco nas organizações de lazer e turismo.
1.Apresentação do programa e dos critérios de avaliação. 2.Missão, Valores e Visão: Planejamento, Posicionamento Competitivo e Alianças Estratégicas (Internacionalização) 3.O papel dos serviços na economia mundial, nacional e local 4.A evolução da sociedade e das teorias de gestão organizacional 5.A Era dos Serviços e a Tecnologia de Informações 6.Governança Corporativa: Ética nos Negócios e Direitos do Consumidor 7.Gestão de Pessoas: Liderança e Trabalho em Equipe 8.Os papéis contemporâneos das organizações junto à sociedade
CHIAVENATO, I. História da administração. São Paulo: Saraiva, 2008. CHIAVENATO, I. Introdução a teoria geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 2004. DRUCKER, P. Desafios gerenciais para o século XXI. São Paulo: Thomson Pioneira, 1999.PORRAS, J.I.; SCHIROS, S. D.; COLLINS, J..C. Feitas para durar. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.PRAHALAD, C. K. ; HAMEL, G. Competindo pelo futuro. Rio de Janeiro: Campus, 2005.