Refletir sobre os impactos econômicos e sociais dos eventos e megaeventos nas grandes cidades. Contribuir para que os estudantes possam conhecer de maneira teórico/prática segmentos do mercado de eventos e as possibilidades de atuação profissional neste setor. Oferecer noções básicas sobre o processo de organização e gerenciamento de diferentes tipos de eventos, observando os diversos fatores intervenientes desta área de trabalho.
Com base em pesquisas, visitas técnicas e viagens didáticas, oferecer ao estudante noções básicas sobre o planejamento, execução e avaliação de atividades e projetos de eventos e, ainda, promover o desenvolvimento de uma visão crítica sobre as questões conflitantes do setor no que se refere ao reconhecimento e atuação de seus profissionais e sobre as discussões que envolvem a realização de megaeventos esportivos no Brasil e no mundo.
1. Importância, conceituação e tipologia de eventos. 2. Os megaeventos no Brasil e no mundo: impactos sociais e econômicos. 3. Mercado e gestão de serviços em eventos. 4. Segmentos e oportunidades de atuação profissional em eventos. 5. Noções básicas de Cerimonial e Protocolo. 6. Reflexões sobre o planejamento de eventos públicos e privados em lazer e em turismo. 7. Eventos: estratégias de elaboração, execução e avaliação de projetos. 8. Pesquisas de campo realizadas durante visitas técnicas e viagens didáticas. A disciplina dará ênfase as possibilidades de trabalho nesse setor e de empreender, bem como as orientações sobre a importância e tipos de formação profissional especializada por meio de atividades praticas, visitas técnicas e viagens didáticas, com aulas ministradas com a carga horária concentrada, durante a semana, aos finais de semana e feriados conforme as especificidades e necessidades de áreas de atuação em eventos relacionados com o lazer e do turismo.
Bibliografia Básica:MARTIN, Vanessa. Manual Prático de Eventos. São Paulo: Atlas, 2008.MATIAS, Marlene (org.). Planejamento, organização e sustentabilidade de eventos culturais, sociais e esportivos. Barueri, Manole, 2011.REIS, Ana Carla Fonseca (org.). Cidades criativas: soluções inventivas: o papel da copa, das olimpíadas e dos museus internacionais. São Paulo: Garimpo de Soluções. Recife: FUNDARPE, 2010.ROGERS, Tony; Martin, Vanessa. Planejamento, Organização e Mercados - Coleção Eduardo Sanovicz de Turismo. São Paulo: Campus, 2012.ZANELLA, Luis Carlos. Manual de organização de eventos: planejamento e operacionalização. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2008. Bibliografia Complementar:BOONE, Mary E. Quatro elementos de valor estratégico para eventos empresariais. Revista Hospitalidade. São Paulo, v. VII, n. 1, p. 106-121, jan.- jun. 2010.FERREIRA, Ricardo S., WADA, Elizabeth K., (orgs). Eventos: uma alavanca de negócios: como e por que implantar PEGE. São Paulo: Aleph, 2010.GIACAGLIA, Maria Cecília. Eventos – como criar, estruturar e captar recursos. São Paulo: Pioneira, 2006.PAIVA, Hélio Afonso Braga de Paiva; NEVES, Marcos Fava. Planejamento Estratégico de Eventos. São Paulo: Atlas, 2008.WATT, David C. Gestão de Eventos em Lazer e Turismo. São Paulo: Bookman, 2004.