Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH1567 - Projetos em Lazer e Turismo na Aprendizagem Baseada em Problemas A. B. P.
Problem-based Learning on Leisure and Tourism Projects

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
Oferecer a possibilidade de trabalho na metodologia do Problem-based learning (PBL) em projetos temáticos, trazendo uma discussão centrada nos conhecimentos e competências necessários ao profissional de Lazer e Turismo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2191255 - Ricardo Ricci Uvinha
 
Programa Resumido
A disciplina oportuniza a aprendizagem por meio da resolução de um problema factual em que o aluno - e não o professor - é responsável pela condução das discussões, diferentemente portanto do Lecture-based learning (LBL), comum nos currículos tradicionais em que o professor é o protagonista. Serão debatidos dez temas geradores articulados com o campo maior do lazer, tais como globalização e vida cotidiana, barreiras de acesso e indústria cultural.
 
 
 
Programa
1.Introdução aos estudos baseados em ABP
2.Identificação e definição de problemas relacionados a Lazer e Turismo
3.Abordagem dos temas geradores na metodologia da ABP
4.Discussão sobre o campo profissional do Lazer e Turismo a partir de múltiplas perspectivas
 
 
 
Avaliação
     
Método
Discussões setoriais em pequenos grupos, leituras, fichamentos, palestras, seminários, trabalhos individuais e/ou em grupos.
Critério
Média das provas e dos trabalhos em grupo.
Norma de Recuperação
Provas e/ou trabalhos.
 
Bibliografia
     
Básica:

ISAYAMA, H. F. (Org.) Lazer, formação profissional e currículo. Campinas, SP: Papirus,
2010.
LAGE, B. H. G. (Org.). Lazer e turismo: conceitos e reflexões. São Paulo: Pleiade, 2009, v.
1.
LAZER numa sociedade globalizada. São Paulo: SESC/WLRA, 2000.
MARCELLINO, N. C. (Org.). Lazer e cultura. Campinas, SP: Átomo Alínea, 2007.
PIMENTEL, G. G. de A. (Org.) Teorias do lazer. Maringá, PR: UEM, 2010.

Complementar:

ARAÚJO, U.; SASTRE, G. (Org.) Aprendizagem baseada em problemas no ensino
superior. São Paulo: Summus Editorial, 2009.
CONGRESSO Internacional PBL 2010: Aprendizagem baseada em problemas e
metodologias ativas de aprendizagem, 6., 2010, São Paulo. Anais...São Paulo:
EACH/USP, 2010. CD-ROM.
DUCH, B. J.; GROH, S. E.; ALLEN, D. E. (Ed.) El poder del aprendizaje basado en
problemas: una guía práctica para la enseñanza universitaria. Lima, Peru: Pontificia
Universidad Católica del Perú, 2006.
MAMEDE, S.; PENAFORTE, J. (Org.) Aprendizagem baseada em problemas: anatomia de
uma nova abordagem educacional. Fortaleza: HUCITEC, 2001.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR, 2., 2007, São
Paulo. Anais... São Paulo: EACH/USP, 2007.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH1567

Clique para consultar o oferecimento para ACH1567

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP