Oferecer a possibilidade de trabalho na metodologia do Problem-based learning (PBL) em projetos temáticos, trazendo uma discussão centrada nos conhecimentos e competências necessários ao profissional de Lazer e Turismo.
A disciplina oportuniza a aprendizagem por meio da resolução de um problema factual em que o aluno - e não o professor - é responsável pela condução das discussões, diferentemente portanto do Lecture-based learning (LBL), comum nos currículos tradicionais em que o professor é o protagonista. Serão debatidos dez temas geradores articulados com o campo maior do lazer, tais como globalização e vida cotidiana, barreiras de acesso e indústria cultural.
1.Introdução aos estudos baseados em ABP2.Identificação e definição de problemas relacionados a Lazer e Turismo3.Abordagem dos temas geradores na metodologia da ABP4.Discussão sobre o campo profissional do Lazer e Turismo a partir de múltiplas perspectivas
Básica:ISAYAMA, H. F. (Org.) Lazer, formação profissional e currículo. Campinas, SP: Papirus,2010.LAGE, B. H. G. (Org.). Lazer e turismo: conceitos e reflexões. São Paulo: Pleiade, 2009, v.1.LAZER numa sociedade globalizada. São Paulo: SESC/WLRA, 2000.MARCELLINO, N. C. (Org.). Lazer e cultura. Campinas, SP: Átomo Alínea, 2007.PIMENTEL, G. G. de A. (Org.) Teorias do lazer. Maringá, PR: UEM, 2010.Complementar:ARAÚJO, U.; SASTRE, G. (Org.) Aprendizagem baseada em problemas no ensinosuperior. São Paulo: Summus Editorial, 2009.CONGRESSO Internacional PBL 2010: Aprendizagem baseada em problemas emetodologias ativas de aprendizagem, 6., 2010, São Paulo. Anais...São Paulo:EACH/USP, 2010. CD-ROM.DUCH, B. J.; GROH, S. E.; ALLEN, D. E. (Ed.) El poder del aprendizaje basado enproblemas: una guía práctica para la enseñanza universitaria. Lima, Peru: PontificiaUniversidad Católica del Perú, 2006.MAMEDE, S.; PENAFORTE, J. (Org.) Aprendizagem baseada em problemas: anatomia deuma nova abordagem educacional. Fortaleza: HUCITEC, 2001.SEMINÁRIO INTERNACIONAL INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR, 2., 2007, SãoPaulo. Anais... São Paulo: EACH/USP, 2007.