Analisar oportunidades e desafios da integração dos atores e das organizações do turismo e do lazer. Conhecer as experiências de trabalho articulado entre as organizações para qualificação da oferta turística. Identificar oportunidades de desenvolvimento do turismo por meio das redes de cooperação.
A cultura da associação e da participação: cooperação, governança e capital social. Sistemas de turismo. As redes como cadeias produtivas de turismo e lazer. Comunicação em turismo. Empreendedorismo e inovação em redes de cooperação em turismo e lazer. Regionalização do turismo a partir de experiências teórico/práticas.
1. Conceitos e princípios das redes de cooperação; 2. Os destinos turísticos, sua estrutura e relações entre os diferentes segmentos; 3. Competitividade e inovação das redes da oferta e da demanda turísticas; 4. Clusters e arranjos produtivos locais de turismo e lazer; 5. Indicadores e inteligência em turismo; 6. Estruturas e modelos, ou casos, de redes de turismo e lazer; 6. Estratégias e instrumentos de formação de redes de turismo e lazer.
Bibliografia Básica: BAUMAN, Z. Modernidade líquida. São Paulo: Jorge Zahar, 2000. BECK, D. T. Redes como estratégia para o desenvolvimento regional integrado do turismo da região Costa da Mata Atlântica (SP). Dissertação de Mestrado em Turismo. São Paulo: EACHUSP, 2016. BRASIL - Ministério do Turismo. Conteúdo fundamental de formação de redes. Brasília. 2007. BRASIL – Ministério do Turismo. Documento referencial - Rede de inteligência de mercado de turismo. Brasília, 2017. CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2011. Bibliografia Complementar DOLABELLA, F. O segredo de Luiza, uma ideia, uma paixão e um plano de negócio: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. FEGER, J. E.; ETGES. V. E. Regionalização para o planejamento do desenvolvimento turístico. In: PIMENTEL, T. D.; EMMENDOERFER, M.; TOMAZZONI, E. L. (Orgs.). Gestão pública do turismo no Brasil: teorias, metodologias e aplicações. Caxias do Sul: EDUCS, 2014. MENEGHEL, L.; TOMAZZONI E. L. A comunicação e a integração dos atores do turismo regional: o caso do Observatório de Turismo e Cultura da Serra Gaúcha (Observatur). Revista Turismo Visão e Ação, Vol. 14 - nº 2 - p. 246-260, 2012. RODRIGUES, A. B. Apresentação. In: BENI, M. Turismo: planejamento estratégico e capacidade de gestão. Desenvolvimento regional, rede de produção e clusters. São Paulo: Manole, 2012. SANTOS, C. H. S.; BASSANESI, M. (Orgs.) Turismo e redes. Caxias do Sul: EDUCS, 2010. SCHUCH, C. H. Desempenho da cadeia produtiva da indústria do Turismo. In: Barretto M. e REJOWSKI, M. (Orgs.). Turismo: interfaces, desafios e incertezas. Caxias do Sul: EDUCS, 2001. TOMAZZONI, E. L. Turismo e desenvolvimento regional: dimensões, elementos e indicadores. Caxias do Sul: EDUCS, 2009.