Refletir sobre os desafios da integração entre os segmentos que atuam no turismoReconhecer que a qualificação da experiência turística é resultado de um trabalho articulado entre as organizações.Identificar alternativas para promover a articulação e a cooperação no desenvolvimento do turismo por meio da formação de redes.
Discutir o papel do turismo no desenvolvimento de destinos. Identificar e caracterizar os destinos turísticos a partir da sua estrutura e das relações entre os diferentes segmentos na construção da experiência turística. Refletir sobre a necessidade de articulação e cooperação entre as diversas organizações envolvidas no turismo. Refletir sobre o processo de participação no desenvolvimento do turismo. Apresentar as estruturas e os modelos de redes em turismo. Compreender o significado, a importância e os desafios de se implementar redes de cooperação para o desenvolvimento do turismo.
1)Turismo e desenvolvimento de destinos2)Os destinos turísticos: aspectos conceituais3)Os desafios da articulação e cooperação no turismo4)As redes como arranjos de cooperação e colaboração5)A cultura da associação e da participação6)Os princípios organizacionais das redes cooperativas7)Formação de redes em turismo: formatos e modelos8)As redes e a competitividade no turismo
Bibliografia Básica: BAUMAN, Z. Modernidade líquida. São Paulo: Jorge Zahar, 2000. BECK, D. T. Redes como estratégia para o desenvolvimento regional integrado do turismo da região Costa da Mata Atlântica (SP). Dissertação de Mestrado em Turismo. São Paulo: EACHUSP, 2016. BRASIL - Ministério do Turismo. Conteúdo fundamental de formação de redes. Brasília. 2007. BRASIL – Ministério do Turismo. Documento referencial - Rede de inteligência de mercado de turismo. Brasília, 2017. CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2011. Bibliografia Complementar DOLABELLA, F. O segredo de Luiza, uma ideia, uma paixão e um plano de negócio: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. FEGER, J. E.; ETGES. V. E. Regionalização para o planejamento do desenvolvimento turístico. In: PIMENTEL, T. D.; EMMENDOERFER, M.; TOMAZZONI, E. L. (Orgs.). Gestão pública do turismo no Brasil: teorias, metodologias e aplicações. Caxias do Sul: EDUCS, 2014. MENEGHEL, L.; TOMAZZONI E. L. A comunicação e a integração dos atores do turismo regional: o caso do Observatório de Turismo e Cultura da Serra Gaúcha (Observatur). Revista Turismo Visão e Ação, Vol. 14 - nº 2 - p. 246-260, 2012. RODRIGUES, A. B. Apresentação. In: BENI, M. Turismo: planejamento estratégico e capacidade de gestão. Desenvolvimento regional, rede de produção e clusters. São Paulo: Manole, 2012. SANTOS, C. H. S.; BASSANESI, M. (Orgs.) Turismo e redes. Caxias do Sul: EDUCS, 2010. SCHUCH, C. H. Desempenho da cadeia produtiva da indústria do Turismo. In: Barretto M. e REJOWSKI, M. (Orgs.). Turismo: interfaces, desafios e incertezas. Caxias do Sul: EDUCS, 2001. TOMAZZONI, E. L. Turismo e desenvolvimento regional: dimensões, elementos e indicadores. Caxias do Sul: EDUCS, 2009.