• proporcionar experiências práticas de aprendizagem por meio de vivências de turismo emissivo e receptivo; • fomentar o contato das(os) estudantes com as realidades das diversas áreas do turismo através da realização de atividades de estudo e pesquisa e da participação em visitas técnicas, viagens didáticas e eventos do setor; • favorecer, quando possível, a integração das disciplinas que compõem a estrutura curricular do Curso de Lazer e Turismo.
Propõe-se uma interação do estudo teórico com a experiência prática, por meio de diversas estratégias de ensino-aprendizagem: aulas expositivo-dialogadas e reuniões anteriores (de preparação) e posteriores (de avaliação) às atividades de campo, atividades programadas, visitas técnicas, viagens didáticas, pesquisas, participação em feiras, palestras, oficinas, seminários e/ou outros eventos relativos à área de turismo, monitorias, exibição de vídeos, escuta de podcasts e atividades a distância, entre outras.
As atividades da disciplina estão estruturadas em torno de viagem didática a destino turístico de significativa importância no contexto nacional e/ou internacional, sendo, portanto, obrigatória a participação na referida viagem (com duração superior a 80% da carga horária da disciplina). Fazem parte, ainda, do conjunto das atividades: - encontros anteriores (de preparação) e posteriores (de avaliação) às atividades de campo; - outras visitas técnicas complementares relativas aos conteúdos da viagem didática; - pesquisas e leituras sobre temas referentes aos conteúdos da viagem didática; - participação em eventos da área; - elaboração e/ou apresentação de relatórios; - outras atividades programadas (presenciais e a distância). Em todas as atividades supramencionadas haverá verificação da presença e/ou participação, obedecendo-se o estabelecido no Regimento Geral da Universidade de São Paulo (USP) no que diz respeito ao controle de frequência. Obs.: 1) o desenvolvimento do programa poderá ser concentrado em determinados períodos dos semestres regulares e/ou de forma intersemestral (incluindo fins de semana, feriados e horários alternativos aos do curso); 2) em função das atividades propostas e dos recursos disponíveis para a realização destas, serão selecionadas/os as/os estudantes do período ideal (sexto semestre) por ordem decrescente da média ponderada com reprovações, até o limite de vagas da disciplina. Caso haja demanda por vagas de estudantes de outros semestres e possibilidade de atendimento a tal demanda, serão observados os seguintes aspectos, além dos requisitos da disciplina: ano de ingresso no curso (do mais antigo para o mais atual) e média ponderada com reprovações (por ordem decrescente), observando-se esta sequência de critérios. Poderão ser estabelecidos, ainda, outros critérios específicos para a inscrição e seleção das/dos estudantes, quando necessário; 3) a participação na viagem didática e nas demais atividades externas implicam em custos que podem não ser cobertos pela USP; 4) considerando que se trata de disciplina optativa livre, entende-se que, ao efetuar a matrícula na referida disciplina, a/o estudante está ciente de que deve submeter-se às condições aqui estabelecidas, não havendo possibilidade da realização de atividades alternativas.
BRAGA, Débora Cordeiro (Org.). Agências de viagens e turismo; práticas de mercado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. CHAN, Nelida. Circuitos turísticos; programación y cotización. 2.ed. Buenos Aires: Librerías Turísticas, 1994. HAYLLAR, B. et al. Turismo em cidades. São Paulo: Elsevier, 2011. 158 p. IRVING, Marta de Azevedo; AZEVEDO, Julia. Turismo; o desafio da sustentabilidade. São Paulo: Futura, 2002. 219p. PEARCE, Douglas G. Geografia do turismo; fluxos e regiões no mercado de viagens. São Paulo: Aleph, 2003. 388p. (Série Turismo) SILVA, Maria da Glória Lanci da. Cidades turísticas; identidades e cenários de lazer. São Paulo: Aleph, 2004. 192p. (Série Turismo) TAVARES, Adriana de Menezes. City tour. São Paulo: Aleph, 2002. 67p. (Coleção ABC do Turismo) YASOSHIMA, José Roberto; OLIVEIRA, Nadja da Silva. Gestão da qualidade na recepção e no acolhimento de turistas. in: GIMENES, Maria Henriqueta S. Garcia. (org.) Oportunidades e investimentos em turismo. São Paulo: Roca, 2003. P.21-29. Observação: esta bibliografia será revista periodicamente em função do destino da viagem didática e dos aspectos que poderão ser abordados durante sua realização, bem como em função dos interesses e das propostas das/os docentes e discentes participantes.