Capacitar o aluno para planejar, executar e avaliar projetos de intervenção na área do Lazer, em comunidades – tomadas em sentido amplo, utilizando como estratégia a Ação Comunitária.
Abordagem do lazer, seu âmbito e valores a ele associados e as barreiras para a sua vivência, considerando a necessidade de políticas setoriais na área, e detalhando a Ação Comunitária como estratégia privilegiada de intervenção.
1- Teoria do Lazer2. Trabalho de grupo3. Ação Comunitária: estrutura e canais de participação4. Desenvolvimento de projetos de intervenção.
Básica: BERNET, J. T. Animação Sociocultural: teorias, programas e âmbitos. Lisboa: Instituto Piaget, 2004. MAGALHÃES, L. M. S. (Org.). Como fazer projetos de lazer: elaboração, execução e avaliação. Campinas: Papirus, 2007. MARCELLINO, N. C. (Org.). Formação e desenvolvimento de pessoal em lazer e esporte: para atuação em políticas públicas. Campinas: Papirus, 2003.MARCELLINO, N. C. Capacitação de animadores socioculturais. FEF/UNICAMP/DEL, Campinas- MEC- DESE- DIFOC, Brasília, 1994; 2a. ed., Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal. S. José dos Campos- SP, 1996 3ª. ed. rev. e ampliada. Campinas, FEF-UNICAMP, 1998, 62 p.ComplementarCARVALHO, A. M. de. Cultura física e desenvolvimento. Lisboa: Compendium, 1978.DUMAZEDIER, J. Planejamento do lazer no Brasil: a teoria sociológica da decisão. S. Paulo, SESC, 1980.MARCELLINO, N. C. Capacitação de animadores socioculturais para atuação em grêmios de Empresas ou ADCS. Campinas, FEF/UNICAMP, 1998, 71 p.MARCELLINO, N. C. Capacitação de animadores socioculturais para atuação em Grêmios Estudantis. Campinas, FEF/UNICAMP, 1998, 75 p.TORREMORELL, M. C B. Cultura de mediación y cambio social. Barcelona: Gedisa, 2003.VENTOSA, V. J. Fuentes de La animación sociocultural em Europa. Madrid: editorial CCs, 2002