A disciplina objetiva fornecer aos alunos uma compreensão sobre a origem, conceitos e práticas relacionadas com o campo da educação não formal, particularmente, enfatizando as atividades de ensino extramuros da universidade que devem ocorrer nos âmbitos da promoção do lazer e do desenvolvimento comunitário.
Tendo como base os estudos sobre conceitos e diferentes práticas desenvolvidas no campo da educação não formal, informal e, também, da animação sociocultural, busca-se possibilitar as/aos estudantes, por meio de atividades de ensino para além dos muros da universidade, o contato com processos de interação e mediação em campo objetivando a troca e a construção de saberes com educadores e educadoras, animadores e animadoras socioculturais, lideranças comunitárias, moradores e moradoras das comunidades, gestores e gestoras de coletivos e instituições sociais, do terceiro setor e/ou de equipamentos culturais públicos e privados.
1. Educação não formal: origens, histórico e conceituação; 2. Relações e diálogos entre: educação não formal, formal e informal; 3. Animação sociocultural: origens, histórico e conceituação; 4. Educação não formal e seu diálogo com a animação sociocultural; 5. Educação não formal, participação, mediação e desenvolvimento comunitário; 6. Educação não formal, ensino e aprendizagens para além dos muros da escola/universidade; 7. Educador(a) não formal e animador(a) sociocultural: formação, perfil, atribuições e campos de atuação profissional; 8. Educador(a)/animador(a) no contexto no contexto do desenvolvimento comunitário; 9. Animador(a)/educador(a) na perspectiva dos círculos de cultura de Paulo Freire; 10. Práticas não formais de educação no contexto dos territórios educativos e cidades educadoras; 11. Atividades de interação e mediação em visitas técnicas e viagens didáticas. A disciplina dará ênfase as possibilidades de trabalho em campo, bem como oferecerá o contato com atividades práticas desenvolvidas por educadores(as)/animadores(as) em comunidades, por meio de visitas técnicas e viagens didáticas, bem como aulas ministradas com a carga horária concentrada fora da universidade, com alternação de aulas presenciais e online no ambiente da universidade, em espaços culturais e, principalmente, nas comunidades, no dia da aula, aos finais de semana e em feriados, conforme as especificidades do programa e disponibilidade das comunidades e/ou de espaços não formais de educação, em geral, localizados no entorno da universidade, na cidade de São Paulo, na grande São Paulo e região metropolitana e/ou no interior do estado.
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