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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH1637 - Investigações e Reflexões sobre Educação Não Formal
Leisure and Tourism Seminars I: Researches and reflections about non-formal education and sociocultural animation

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Promover o contato dos(as) estudantes com experiências não formais de educação, situadas no âmbito do lazer, por meio do desenvolvimento de pesquisas, atividades em campo e intervenções em espaços públicos e equipamentos culturais da cidade de São Paulo e região metropolitana. Observações 1) As aulas ocorrem em 05 sábados e são obrigatórias. As orientações para desenvolvimento de projeto ocorrem durante a semana e datas pré-agendadas. Antes de fazer a sua matrícula, por favor, leia atentamente o cronograma do curso e veja a sua real disponibilidade para acompanha-las. 2) As taxas referentes aos ingressos em locais visitados, transporte coletivo e alimentação serão de total responsabilidade do estudante. Para os deslocamentos utilizaremos os transportes coletivos da cidade de São Paulo e região metropolitana.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4966179 - Juliana Pedreschi Rodrigues
 
Programa Resumido
Tendo como base experiência e os conceitos de educação não formal e de animação sociocultural, a disciplina visa proporcionar aos estudantes, através do contato com equipamentos culturais que atuam no campo da educação não formal e no âmbito do lazer, promover o diálogo com educadores e animadores socioculturais, com o objetivo principal de estimular reflexões e debates que possibilitem os estudantes participantes a análise crítica das práticas observadas e base para a elaboração de propostas de intervenção.
 
 
 
Programa
1- Conceituação de educação não formal, formal e informal. 2. Conceituação de animação sociocultural e participação comunitária. 3. Reflexões sobre educação não formal, lazer e práticas culturais da cidade. 4. Reflexões sobre o educador/animador sociocultural: formação, perfil profissional e áreas de atuação. 4. Conceituação e análise de espaços, equipamentos de lazer e de modelos de gestão pública e privada. 5. Desenvolvimento de propostas de intervenção. 6. Elaboração e apresentação de artigo científico.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação formativa baseada em experiências de aprendizagem em campo, em pesquisas bibliográficas e documentais, entrevistas com profissionais, debates e produção de texto.
Critério
Média simples. Soma da nota de participação (presença nos cinco encontros), nota de orientação (etapas de desenvolvimento do artigo) e nota de entrega e apresentação do artigo científico.
Norma de Recuperação
Prova escrita individual.
 
Bibliografia
     
BÁSICA CAMARGO, L. O. de L. O que é lazer. 3 ed. São Paulo: Brasiliense, 2003. GARCIA, Valéria Aroeira. A educação não-formal como acontecimento. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da UNICAMP. Campinas, 2009. GOHN, Maria da G. Educação Não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010. LOPES, Marcelino de Sousa (Coord.) Metodologias de Investigação em Animação Sociocultural. Chaves, Intervenção, 2011. COMPLEMENTAR ANDER-EGG, Ezequiel. Perfil del Animador Sociocultural. Buenos Aires, Hymanitas, 1987. ANDER-EGG, Ezequiel. Metodología y Práctica de la Animación Sociocultural. Buenos Aires, Editorial Hvmanitas, 1991. ARANTES, Valéria Amorim (Org.); TRILLA, Jaime; GHANEM, Elie. Educação formal e não-formal: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2008. – (Coleção pontos e contrapontos). BOTELHO, Isaura. Os equipamentos culturais na cidade de São Paulo: um desafio para a gestão pública. http://www.fflch.usp.br/centrodametrop…/…/espaco_debates.pdf - Acesso em 21/02/2016. BOTELHO, Isaura; FIORE, Mauricio Uso do tempo livre e práticas culturais na região metropolitana de São Paulo. http://www.ces.uc.pt/lab2…/…/IsauraBotelho_MauricioFiore.pd - Acesso em 21/02/2016. GARCIA, Valéria Aroeira. Educação Não-formal: do histórico ao trabalho local. In: Park, Margareth Brandini. Formação de educadores: memória, patrimônio e meio-ambiente. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003. GOHN, Maria da G. Educação não-formal e cultura Política. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008. FERNANDES, R. S. Entre nós o Sol: relações entre infância, cultura, imaginário e lúdico na educação não-formal. Campinas, SP: Mercado de Letras; São Paulo: Fapesp, 2001. LOPES, M. S. e MALTEZ, M. (Coord.). Animação sociocultural: Turismo, Patrimônio, Cultura e Desenvolvimento Local. Portugal: Intervenção, 2013. LOPES, Américo Nunes e Lopes, Marcelino de Sousa. Animação, cidadania e Participação. Lisboa: Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia, 2004. LOPES, Marcelino de Sousa. Animação sociocultural em Portugal. Lisboa: Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultura, 2006. LOPES, Marcelino de Sousa (Coord.) Metodologias de Investigação em Animação Sociocultural. Chaves, Intervenção, 2011. LOPES, M. de S.; Pereira, J. D.; Vieites, M. (Coord.). A Animação Sociocultural e os Desafios do Século XXI. Amarante: Intervenção, ISBN, 2008. MELO, V. A.; Alves Junior, E. de. Introdução ao lazer. Barueri, SP: Manole, 2003. MG: UFMG, 2010. PALHARES, José Augusto. Reflexões sobre o não escolar na escola e para além dela. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 22, n. 2, 2009, pp. 53-84. Disponível em http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872009000200004&lang=pt. Acesso em 21/04/2014. SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes; PARK, Margareth Brandini e FERNANDES, Renata Sieiro (Orgs.). Educação não-formal: cenários da criação. Campinas, SP: Editora da Unicamp e Centro de Memória, 2001. RODRIGUES, Juliana P. Uma nova versão sobre a história do Serviço de Recreação Operária: memórias reveladas sobre os anos de 1958 a 1964. Tese de Doutorado, São Paulo: FEUSP, 2009. TRILLA, Jaume. La educación informal. Barcelona: PPU, 1987. _____________. La educación fuera de la escuela: ámbitos no formales y educación social. - Barcelona: Editorial Ariel, 1996. UCAR, Xavier. La Animación Sociocultural. Barcelona, Ediciones CEAC, 1992. VENTOSA, V. P. 2007. De que hablamos cuando hablamos de animación sociocultural? Animador Sociocultural: Revista Iberoamericana, Salamanca, v. 1, n.2. Disponível em: . Acesso em: 26 de outubro de 2014. VENTOSA, V. P. La animación sociocultural en España: una perspectiva local. 2007. Animador Sociocultural: Revista Iberoamericana, Salamanca, v. 1, n. 1, out-fev. Disponível em: . Acesso em: 26 de outubro de 2014.
 

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