Caracterizar os principais centros urbanos do mundo e sua identidade, estabelecendo relações entre lazer e turismo, de acordo com o volume de turistas recebidos anualmente e permitir ao aluno a identificação de empreendimentos, organizações, atividades e manifestações que componham a rede de produtos e serviços disponíveis ao lazer e ao turismo urbano, compreendendo sua interrelação e as possibilidades de atuação profissional. Estimular a compreensão do lazer e do turismo como vetores de desenvolvimento socioeconômico e de qualidade de vida nas cidades, por meio da análise e discussão de projetos bem sucedidos em diferentes cidades do mundo.
A principal integração entre as manifestações do Lazer e do Turismo acontece nas cidades, sendo que os grandes centros urbanos do mundo são, ao mesmo tempo, os principais destinos do turismo mundial e os locais onde normalmente surgem e se consolidam as manifestações criativas que pautam o lazer dos indivíduos modernos.
1. Cidades – espaços de convívio e de passagem 2. A organização das cidades contemporâneas 3. Cidades globais 4. Serviços para o residente, serviços para o visitante 5. Planos de desenvolvimento e a inclusão do turismo 6. Cultura e criatividade 7. Festivais, Esportes e Grandes Eventos 8. City Branding – identidades e marcas 9. Políticas públicas para estímulo e promoção do turismo 10. Medição – indicadores de desempenho 11. Estudos de caso
Básica BALBIM, Renato. A Geopolítica das Cidades e a Nova Agenda Urbana. In: Boletim Regional IPEA, 2017. BELLINI, N. & PASQUINELLI, C. Tourism in the city. Suíça: Springer, 2017. EGGER, R. et al. Open Tourism. Suíça: Springer, 2016. Complementar HAYLLAR, Bruce; GRIFFIN, Tony; EDWARDS, Deborah. City Spaces, Tourist Places – Urban Tourism Precincts. Londres: Elsevier (BH), 2008. HEELEY, J. Inside City Tourism – A European Perspective. Reino Unido: Channel View, 2011. JUDD, Denis & FAINSTEIN, Susan. The Tourist City. New Haven: Yale University Press, 1999. PEARCE, Douglas. An integrative framework for urban tourism research. In: Annals of Tourism Research, vol. 28 n. 04, pp. 926-946, 2001. PWC – PriceWaterhouseCoopers. Cities of Opportunity. New York: PWC, 2017