Estruturar conceitos e práticas na implementação de transportes sustentáveis, possibilitando o acesso amplo e democrático ao espaço urbano de forma segura e saudável; refletir sobre a mobilidade urbana sustentável na prática do lazer e turismo.
Discutir a mobilidade urbana como componente da qualidade de vida; como meio de fruição da paisagem urbana, evidenciando suas relações com a sustentabilidade.
1. Crise da Mobilidade Urbana na Cidade de São Paulo2. A intervenção do Estado na circulação: O crescimento do transporte individual e o declínio do transporte público.3. Planejamento urbano, dos transportes e da circulação.4. Lei de Política Nacional de Mobilidade Urbana.5. Princípios para a mobilidade urbana sustentável.6. Plano Diretor do município de São Paulo e os transportes.7. Mobilidade e sustentabilidade no meio urbano: equidade no uso do espaço público pelos diversos modos de transporte.8. Mobilidade e sustentabilidade no meio urbano: equidade no uso do espaço público pelos diversos modos de transporte.9. Crise da mobilidade ou crise energética – sustentabilidade dos transportes coletivos e não-motorizados.10. Acessibilidade aos equipamentos de lazer por transporte não motorizado.11. Turismo sustentável com transportes sustentáveis.12. AvaliaçãoVisita técnica – a ser agendada em um sábado ou domingo.
Bibliografia Básica:BRASIL. Presidência da República. Lei da Política Nacional da Mobilidade Urbana. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12587.htm.OUR CITIES OURSELVES: Principles for Transport in Urban Life, ITDP (www.itdp.org)Sustainable Transport Magazine, ITDP. SÃO PAULO. Prefeitura. LEI Nº 16.050, DE 31 DE JULHO DE 2014. Diário Oficial da Cidade de São Paulo. Ano 59. São Paulo, 01 de agosto de 2014. Disponível em: http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/arquivos/PDE-Suplemento-DOC/PDE_SUPLEMENTO-DOC.pdf.ULIAN, Flávia. Acessibilidade aos Equipamentos de Lazer por Transporte Não Motorizado na Zona Leste da cidade de São Paulo, Brasil. XV Encuentro de Geógrafos de América Latina - Por uma América Latina unida y sustentable. Memorias. La Habana, 2015. p. 1-8 (1275-1290 no CD).ULIAN, Flávia. Crise da mobilidade urbana na cidade de São Paulo. Percurso Acadêmico – Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro. Belo Horizonte, V. 3, n. 6 jul./dez. 2013.VASCONCELLOS, Eduardo Alcântara de. Mobilidade urbana e cidadania. Rio de Janeiro: SENAC Ed., 2012. VASCONCELLOS, Eduardo Alcântara de. Transporte urbano nos países em desenvolvimento. Reflexões e propostas. São Paulo: Annablume, 2000.Bibliografia Complementar:LUDD, N. Apocalipse Motorizado: A tirania do automóvel em um planeta poluído. Conrad Editora do Brasil, 2004. PAGE, Stephan. Transporte e Turismo. Perspectivas Globais. Porto Alegre, Bookman, 2008.ULIAN, Flávia. Sistemas de transportes terrestres de passageiros em tempos de reestruturação produtiva na Região Metropolitana de São Paulo. In: COSTA, Everaldo B. e OLIVEIRA, Rafael S. (org.) As cidades entre o “real” e o imaginário. 1ª. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011, v.1, p. 67-88.ULIAN, Flávia. Transporte urbano, turismo e cidadania: dificuldades de acesso aos equipamentos de lazer na cidade de São Paulo. Revista Faenac de Turismo. Ano 1, n. 1, p.19 – 30. São Caetano do Sul, jul. 2003.VASCONCELLOS, E. A. de. Circular é preciso, viver não é preciso. A história do trânsito na cidade de São Paulo. São Paulo, Annablume FAPESP: 1999. VASCONCELLOS, E. A. de. O que é trânsito. Col. Primeiros Passos. São Paulo, Ed. BrasilienseWRIGHT, Charles L. O que é transporte urbano. Col. Primeiros Passos. São Paulo, Ed. Brasiliense.