Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH1658 - Temas de Lazer e Turismo - Mobilidade e Sustentabilidade no Meio Urbano
Leisure and Tourism Themes: Mobility and Sustainability in the Urban Environment

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Estruturar conceitos e práticas na implementação de transportes sustentáveis, possibilitando o acesso amplo e democrático ao espaço urbano de forma segura e saudável; refletir sobre a mobilidade urbana sustentável na prática do lazer e turismo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
824451 - Flávia Ulian
 
Programa Resumido
Discutir a mobilidade urbana como componente da qualidade de vida;  como meio de fruição da paisagem urbana, evidenciando suas relações com a sustentabilidade.
 
 
 
Programa
1.	Crise da Mobilidade Urbana na Cidade de São Paulo
2. A intervenção do Estado na circulação: O crescimento do transporte individual e o declínio do transporte público.
3. Planejamento urbano, dos transportes e da circulação.
4. Lei de Política Nacional de Mobilidade Urbana.
5. Princípios para a mobilidade urbana sustentável.
6. Plano Diretor do município de São Paulo e os transportes.
7. Mobilidade e sustentabilidade no meio urbano: equidade no uso do espaço público pelos diversos modos de transporte.
8. Mobilidade e sustentabilidade no meio urbano: equidade no uso do espaço público pelos diversos modos de transporte.
9. Crise da mobilidade ou crise energética – sustentabilidade dos transportes coletivos e não-motorizados.
10. Acessibilidade aos equipamentos de lazer por transporte não motorizado.
11. Turismo sustentável com transportes sustentáveis.
12. Avaliação

Visita técnica – a ser agendada em um sábado ou domingo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação contínua através da participação dos alunos nas discussões, entrega de atividades correlatas aos temas em estudo, relatório de participação na visita técnica e prova escrita.
Critério
Média aritmética das notas obtidas.
Norma de Recuperação
Prova escrita
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
BRASIL. Presidência da República. Lei da Política Nacional da Mobilidade Urbana. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12587.htm.
OUR CITIES OURSELVES: Principles for Transport in Urban Life, ITDP (www.itdp.org)Sustainable Transport Magazine, ITDP.
SÃO PAULO. Prefeitura. LEI Nº 16.050, DE 31 DE JULHO DE 2014. Diário Oficial da Cidade de São Paulo. Ano 59. São Paulo, 01 de agosto de 2014. Disponível em: http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/arquivos/PDE-Suplemento-DOC/PDE_SUPLEMENTO-DOC.pdf.
ULIAN, Flávia. Acessibilidade aos Equipamentos de Lazer por Transporte Não Motorizado na Zona Leste da cidade de São Paulo, Brasil. XV Encuentro de Geógrafos de América Latina - Por uma América Latina unida y sustentable. Memorias. La Habana, 2015. p. 1-8 (1275-1290 no CD).
ULIAN, Flávia. Crise da mobilidade urbana na cidade de São Paulo. Percurso Acadêmico – Revista Interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro. Belo Horizonte, V. 3, n. 6 jul./dez. 2013.
VASCONCELLOS, Eduardo Alcântara de. Mobilidade urbana e cidadania. Rio de Janeiro: SENAC Ed., 2012.
VASCONCELLOS, Eduardo Alcântara de. Transporte urbano nos países em desenvolvimento. Reflexões e propostas. São Paulo: Annablume, 2000.

Bibliografia Complementar:
LUDD, N. Apocalipse Motorizado: A tirania do automóvel em um planeta poluído. Conrad Editora do Brasil, 2004.
PAGE, Stephan. Transporte e Turismo. Perspectivas Globais. Porto Alegre, Bookman, 2008.
ULIAN, Flávia. Sistemas de transportes terrestres de passageiros em tempos de reestruturação produtiva na Região Metropolitana de São Paulo. In: COSTA, Everaldo B. e OLIVEIRA, Rafael S. (org.) As cidades entre o “real” e o imaginário. 1ª. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011, v.1, p. 67-88.
ULIAN, Flávia. Transporte urbano, turismo e cidadania: dificuldades de acesso aos equipamentos de lazer na cidade de São Paulo. Revista Faenac de Turismo. Ano 1, n. 1, p.19 – 30. São Caetano do Sul, jul. 2003.
VASCONCELLOS, E. A. de. Circular é preciso, viver não é preciso. A história do trânsito na cidade de São Paulo. São Paulo, Annablume FAPESP: 1999.
VASCONCELLOS, E. A. de. O que é trânsito. Col. Primeiros Passos. São Paulo, Ed. Brasiliense
WRIGHT, Charles L. O que é transporte urbano. Col. Primeiros Passos. São Paulo, Ed. Brasiliense.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH1658

Clique para consultar o oferecimento para ACH1658

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2023 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP