Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH1668 - Temas de Lazer e Turismo: Mobilidade e Acessibilidade Sustentáveis para o Lazer e Turismo
Themes of leisure and turism: mobility and sustainability in urban areas

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
Investigar conceitos e práticas da mobilidade e acessibilidade sustentáveis na prática do lazer e turismo, possibilitando o acesso amplo e democrático ao lazer de forma segura e saudável; refletir sobre a mobilidade urbana sustentável.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
824451 - Flávia Ulian
 
Programa Resumido
A disciplina abordará conceitos correlatos à Mobilidade e Acessibilidade Sustentáveis, aprofundando-se no tema da Sustentabilidade dos Transportes Turísticos/para o Lazer Coletivos e Não-Motorizados. Os demais temas a serem desenvolvidos são o conhecimento sobre as possibilidades para o lazer e turismo com uso de transportes sustentáveis presentes nos Planos Municipais de São Paulo e Planos Federais; as práticas da mobilidade e acessibilidade sustentáveis no lazer e turismo; o sistema cicloviário e as rotas cicloturísticas; o pedestrianismo e o turismo: roteiros com modal a pé; o transporte ferroviário e a sustentabilidade: realidade ou mito. A disciplina finaliza com estudos de caso sobre Turismo Sustentável com Transportes Sustentáveis. São previstas três visitas técnicas na cidade de São Paulo e entorno.
 
 
 
Programa
1. Conceitos em Mobilidade e Acessibilidade Sustentáveis; 2. Sustentabilidade dos transportes coletivos e não-motorizados; 3. Planos Municipal e Estadual de São Paulo: propostas para o turismo, lazer com uso de transportes sustentáveis; 4. Planos de turismo federais e o uso de transportes sustentáveis; 5. Práticas da mobilidade e acessibilidade sustentáveis no lazer e turismo (com visitas técnicas); a. Sistema cicloviário e rotas cicloturísticas; b. Pedestrianismo e turismo: roteiros com modal a pé; c. O transporte ferroviário e a sustentabilidade: realidade ou mito; 6. Turismo sustentável com transportes sustentáveis: estudos de caso.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Seminário; 2. Relatório visita técnica 1; 3. Relatório visita técnica 2; 4. Relatório visita técnica 3;
Critério
Média aritmética das notas obtidas (1+2+3+4/4).
Norma de Recuperação
Prova escrita.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: BRASIL. Ministério do Turismo. Plano Nacional de Turismo. O turismo fazendo muito mais pelo Brasil. 2013-2016. Brasília, 2013. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/images/pdf/plano_nacional_2013.pdf. OUR CITIES OURSELVES: Principles for Transport in Urban Life, ITDP (www.itdp.org)Sustainable Transport Magazine, ITDP. SÃO PAULO. Prefeitura. LEI Nº 16.050, DE 31 DE JULHO DE 2014. Diário Oficial da Cidade de São Paulo. Ano 59. São Paulo, 01 de agosto de 2014. Disponível em: http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/arquivos/PDE-Suplemento-DOC/PDE_SUPLEMENTO-DOC.pdf. SÃO PAULO. Prefeitura. PLATUM 2015-2018. Plano de Turismo Municipal. Elaborado pela Equipe Técnica da Diretoria de Turismo e Entretenimento da São Paulo Turismo. São Paulo: São Paulo Turismo, 2015. Disponível em: http://imprensa.spturis.com.br/wp-content/uploads/downloads/2015/06/platum-2015-2018.pdf. PAGE, Stephan. Transporte e Turismo. Perspectivas Globais. Porto Alegre, Bookman, 2008. ULIAN, Flávia. Acessibilidade aos Equipamentos de Lazer por Transporte Não Motorizado na Zona Leste da cidade de São Paulo, Brasil. XV Encuentro de Geógrafos de América Latina - Por uma América Latina unida y sustentable. Memorias. La Habana, 2015. p. 1-8 (1275-1290 no CD). VASCONCELLOS, Eduardo Alcântara de. Mobilidade urbana e cidadania. Rio de Janeiro: SENAC Ed., 2012. Bibliografia Complementar: BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. 6ª. edição. São Paulo: SENAC, 2001. LUDD, N. Apocalipse Motorizado: A tirania do automóvel em um planeta poluído. Conrad Editora do Brasil, 2004. MARCELLINO, Nelson Carvalho; BARBOSA, Felipe Soligo; MARIANO, Stéphanie Helena. As cidades e o acesso aos espaços e equipamentos de lazer. In. Impulso, 17 (44), p. 55-66. Piracicaba, 2006. Disponível em: http://www.unimep.br/phpg/editora/revistaspdf/imp44art04.pdf. ULIAN, Flávia. Transporte urbano, turismo e cidadania: dificuldades de acesso aos equipamentos de lazer na cidade de São Paulo. Revista Faenac de Turismo. Ano 1, n. 1, p.19 – 30. São Caetano do Sul, jul. 2003. VASCONCELLOS, Eduardo Alcântara de. Transporte urbano nos países em desenvolvimento. Reflexões e propostas. São Paulo: Annablume, 2000.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH1668

Clique para consultar o oferecimento para ACH1668

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP