Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH2006 - Engenharia de Sistemas de Informação I
Information Systems Engineering I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Apresentar os conceitos, métodos, técnicas e ferramentas de Engenharia de Software para o desenvolvimento de sistemas de informação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3286158 - Daniel de Angelis Cordeiro
5057080 - Marcelo Medeiros Eler
3399922 - Marcos Lordello Chaim
 
Programa Resumido
Produto e Processo de Software. Ciclo de Vida de Software. Gerenciamento de Configuração. Engenharia de Requisitos. Arquitetura de Software. Garantia de Qualidade de Software. Verificação, Validação & Teste de Software. Manutenção de software.
 
 
 
Programa
1. Ciclo de Vida de Software. 
2. Métodos de desenvolvimento de software. 
3. Gerenciamento de Configuração de Software. 
4. Engenharia de requisitos.
5. Arquitetura de Software.
6. Garantia de Qualidade de Software
7. Verificação, Validação e Teste.
8. Conceitos de manutenção de software.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão atribuídas notas às provas, aos exercícios (prática do uso dos métodos apresentados) executados em classe e ao projeto de software. A nota final será calculada a partir das notas obtidas pelo aluno nos trabalhos, projeto e provas, no decorrer do semestre.
Critério
Provas e/ou trabalhos.
Norma de Recuperação
Provas e/ou trabalhos.
 
Bibliografia
     
Livros texto:

[1] Schach, S. R. Engenharia de softwareos paradigmas clássico & orientado a objetos. São Paulo McGraw-Hill , 2009. 618 p.
[2] Pfleeger, S. L.; Atlee, J. M. Software engineering: theory and practice.  Upper Saddle River, NJ Pearson Prentice Hall, 2006.  716 p.
[3] Sommerville, I. Engenharia de software. São Paulo Pearson Prentice Hall, 2009, 552 p.

Bibliografia complementar:

[1] Kent, B.; Andres, C. Extreme Programming: Explained. 2nd Edition. Addison-Wesley, 2004.
[2] Beck, K. Test-Driven Development: By Example, Addison-Wesley, 2002.
[3] Schwaber K.; Beedle, M. Agile Software Development with SCRUM. Prentice-Hall, 2001.
[4] Fowler, M. Refactoring: Improving the Design of Existing Code. Addison-Wesley, 1999.
[7] Gamma, E.; Helm, R.; Johnson, R.; Vlissides, J. Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software. Addison-Wesley, 1995.
[10] Mathur, A. P. Foundations of Software Testing. Pearson Educational, 2008.
[11] Fox, A; Patterson, D. Construindo Software como Serviço (SaaS): Uma Abordagem Ágil Usando Computação em Nuvem. Strawberry Canyon LLC. 2013.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH2006

Clique para consultar o oferecimento para ACH2006

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP