Apresentar conceitos básicos em projeto, organização e arquitetura de computadores, focalizando os aspectos de interface software-hardware.
Organização e arquitetura de computadores: memória, processadores, unidade de controle, dispositivos de entrada e saída, barramentos, conjuntos de instruções, linguagem de montagem, estudos de casos.
Revisão de conceitos sobre operações e expressões lógicas e tabela-verdade. Apresentação de circuitos lógicos e sequenciais, sua aplicação na construção de blocos mais complexos como autômatos finitos e bancos de memória. Apresentação de subsistemas de memória, organização, síntese e análise. Apresentação de unidades de processamento: elementos básicos, relação com autômatos finitos, operação geral, fluxo de dados , macro instruções e microinstruções, unidade de controle, fundamentos, desenvolvimento e implementação. Apresentação de conceitos básicos sobre pipeline . Apresentação de técnicas para organização de E/S, barramentos, uso de Acesso Direto à Memória (DMA). Apresentação de arquiteturas de conjunto de instruções, Apresentação de linguagem de montagem. Apresentação das relações entre organização, arquitetura, sistema operacional e compiladores para o desempenho geral de um sistema computacional.
Livro Texto W. STALLINGS - Arquitetura e organização de computadores. Pearson, 10a. edição, 2017. D.A. PATTERSON e J. L. HENNESSY - Organização e projeto de computadores – Interface Hardware-Software. Elsevier, 5a. edição, 2017. Bibliografia Complementar A. S. TANENBAUM - Organização estruturada de computadores. Pearson, 6a. edição, 2013.