Propiciar ao aluno compreensão das áreas funcionais e da dinâmica de planejamento e operação da organização como um todo. As atividades realizadas serão baseadas em exercícios e casos práticos que fixem os conceitos de planejamento e de operação das empresas.
Estratégia e planejamento nas organizações.
(1) introdução à estratégia e planejamento; (2) ambiente interno e externo: formulação da estratégia em nível de negócio; rivalidade e dinâmica competitiva; (3) formulação da estratégia em nível corporativo; estratégia de aquisições e restruturação, internacional e cooperativa. (4) implementação da estratégia: governança corporativa; controles e estrutura organizacional; (5) implementação da estratégia; e (6) alinhamento de projetos e processos ao objetivos e estratégias organizacionais.
Bibliografia Básica: Livro texto HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração Estratégica, 7ª edição. São Paulo: Cenage Learnig, 2008. OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologias e práticas, 33ª edição. São Paulo: Atlas, 2015. Bibliografia complementar: CHINELATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações, 2ª edição. São Paulo: Campus, 2009. MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de Estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. PORTER, M. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e concorrência, 7ª edição. Rio de janeiro: Campus, 1986. VASCONCELOS, Eduardo, Gerenciameto da Tecnologia: Um Instrumento para a Competitividade Empresarial. Editora Edgard Blücher Ltda, 1992