Apresentar os fundamentos da tecnologia Web, abordando questões relevantes à arquitetura, modelagem, especificação, construção e usabilidade de aplicações hipermídia de modo geral, e daquelas que manipulam hiperdocumentos estruturados para a WWW de modo particular. Analisar ferramentas, aplicações e sistemas disponíveis, considerando suas capacidades e limitações. Capacitar o aluno a discutir os tópicos envolvidos em áreas atuais de pesquisa. Validar ambientes multimídia.
Introdução: histórico, terminologia e problemas. Modelos de hiperdocumentos. Modelagem de aplicações hipermídia. Especificação de documentos estruturados no contexto de aplicações Web e multimídia. Construção de aplicações hipermídia na Web: infraestrutura, arquiteturas e linguagens. Aspectos de usabilidade. Estudo de caso.
Modelos de hiperdocumentos. Modelagem de aplicações hipermídia. Especificação de documentos estruturados, estruturas hipertexto e estruturas multimídia. Construção de aplicações hipermídia na Web: infra-estrutura de comunicação, infra-estrutura de servidores, arquiteturas de aplicações, ferramentas para manipulação de hiperdocumentos, aspectos de usabilidade. Estudo de caso
1. CONKLIN, J. Hypertext: An Introduction and Survey. IEEE Computer, v. 20, n. 9, p. 17-41, 1987. 2. NIELSEN, J. Multimedia and Hypertext: The Internet and Beyond. Academic Press Professional, 1995. 3. IELSEN, J. Designing Web Usability: The Practice of Simplicity. New Riders Publishing, 1999. 4. LOWE, D; HALL, W. Hypermedia and the Web: An Engineering Approach. John Wiley & Son, 1999. 5. PIMENTEL, M.G.C., TEIXEIRA, C.A.C. XML: Explorandos suas aplicações na Web. JAI'2000-SBC, XIX Jornada de Atualização em Informática. 6. NIELSEN, J. Usabillity Engineering; Makron Books, 1993 7. Cybis, W., Betiol, A., Faust, R.; Ergonomia e Usabilidade, 3a edição, Novatec, 2015 8. Especificações e recomendações do World-Wide Web Consortium. (http://www.w3.org)