Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH2117 - Computação Gráfica
Computer Graphics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
A Computação Gráfica abrange um conjunto de métodos e técnicas de diversas áreas, tais como modelagem, visualização, processamento de imagem, visão computacional e animação. O cumprimento desta disciplina busca dar ao aluno, ao final do semestre, condições de: obter uma visão integrada das técnicas acima, implementar um software que envolva técnicas de Computação  Gráfica ou dominar os conceitos necessários para a produção de modelagem e animação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5603568 - Candido Ferreira Xavier de Mendonça Neto
3082508 - Helton Hideraldo Biscaro
 
Programa Resumido
Computação Gráfica: origem e definição. Introdução ao processamento de imagens. Representação de cor. Representação de objetos. Visualização bidimensional. Visualização tridimensional. Introdução ao realismo tridimensional. Introdução à modelagem 3D e à Animação.
 
 
 
Programa
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA: Origens, Paradigmas de Abstração, Conceito, Sub-áreas e Aplicações; GEOMETRIA E COORDENADAS: Geometria Euclidiana x Geometria Projetiva, Coordenadas Homogêneas, Transformações Geométricas, Movimentos Rígidos e Transformações Projetivas; IMAGEM: Modelos de Imagem, Representação Computacional, Transformações e Filtros; COR: Modelos Matemáticos, Representação e Reconstrução, Sistemas RGB e CYM, Sistemas de Captação de Cor e Sistema de Emissão de Cor; OBJETOS GRÁFICOS PLANARES E ESPACIAIS: Curvas (Representação Paramétrica x Representação Implícita e Aproximação por Poligonais), Preenchimento de Polígonos, Superfícies (Representação Paramétrica x Representação Implícita, CSG e Aproximação por Triângulos), Câmera Virtual (Modelagem, Calibração e Projeções) e Recorte e Visibilidade; MODELOS DE ILUMINAÇÃO: Modelos de Iluminação (Local x Global), Modelos de Reflexão (ambiente, difusa, especular), Métodos de Tonalização (Flat, Gourad, Phong), Mapeamento de Texturas, Conceitos Básicos de Ray Tracing e Radiosidade; ANIMAÇÃO: Princípios de Animação Tradicional. animação Assistida por Computador, Animação Modelada por Computador e Hierarquia de Animação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas; orientação de projeto; provas. Uma Avaliação escrita e dois projetos.
Critério
Serão atribuídas notas à prova e a dois projetos. A nota final será calculada a partir da média aritmética dessas notas obtidas pelo aluno ao longo do semestre.
Norma de Recuperação
O aluno é aprovado se obtiver nota superior ou igual a 5,0 na prova de recuperação. A nota final é calculada da seguinte maneira: caso a nota da prova de recupração seja maior ou igual a 5,0 e menor que 7,0, a nota final é 5,0. Para os alunos que obtiverem nota de prova de recuperação superior ou igual a 7,0, a nota final é a média aritmética da nota final obtida durante o semestre e a nota da prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
[1]	GOMES, JONAS e VELHO, LUIZ; Computação Gráfica Volume I. Série Computação e Matemática, SBM/IMPA, 1998.
[2]	 GOMES, JONAS e VELHO, LUIZ; Projeto e Implementação de Sistemas Gráficos 3D, SBM/IMPA, 2000
[3]	FOLEY, J. et al.; Computer graphics: principles and pratice. 2. ed. Reading, MA: Addison-Wesley, 1997, 1175 p. il. (The Systems Programming Series).
[4]	  HEARN, DONALD; Computer graphics with OpenGL. 3. ed. Upper Saddle River, NJ: Pearson Education, c2004. 857 p. : il. (006.6 H436cc).
[5]	BORGES, JOSÉ ANTONIO; Introdução às técnicas de computação gráfica 3D. Rio de Janeiro : SBC, 1988. 158 p. il. (006.61 B732i).
[6]	CASTLEMAN, KENNETH R.; Digital image processing. New Jersey: Prentice Hall, 1996. 667p. 
[7]	GONZALEZ, RAFAEL C. e WOODS, RICHARD E.; Digital image processing. Massachusets: Addison-Wesley, 1993. 716p.
[8]	RUSS, J.C.; The Image Processing Handbook. 2. ed. Boca Raton; CRC Press, 1994.
[9]	BURDEA, G. C. e COIFFET, P.; Virtual Reality Technology. John Wiley & Sons, 1994.
[10]	NUNES, F. L. S.;  MACHADO, L S.; PINHO, M. S.; KIRNER, C. (Organizadores); Abordagens práticas de realidade virtual e aumentada. 1. ed. Porto Alegre (RS): Sociedade Brasileira de Computação, 2009. v. 1. 1 p.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH2117

Clique para consultar o oferecimento para ACH2117

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP