A Computação Gráfica abrange um conjunto de métodos e técnicas de diversas áreas, tais como modelagem, visualização, processamento de imagem, visão computacional e animação. O cumprimento desta disciplina busca dar ao aluno, ao final do semestre, condições de: obter uma visão integrada das técnicas acima, implementar um software que envolva técnicas de Computação Gráfica ou dominar os conceitos necessários para a produção de modelagem e animação.
Computação Gráfica: origem e definição. Introdução ao processamento de imagens. Representação de cor. Representação de objetos. Visualização bidimensional. Visualização tridimensional. Introdução ao realismo tridimensional. Introdução à modelagem 3D e à Animação.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA: Origens, Paradigmas de Abstração, Conceito, Sub-áreas e Aplicações; GEOMETRIA E COORDENADAS: Geometria Euclidiana x Geometria Projetiva, Coordenadas Homogêneas, Transformações Geométricas, Movimentos Rígidos e Transformações Projetivas; IMAGEM: Modelos de Imagem, Representação Computacional, Transformações e Filtros; COR: Modelos Matemáticos, Representação e Reconstrução, Sistemas RGB e CYM, Sistemas de Captação de Cor e Sistema de Emissão de Cor; OBJETOS GRÁFICOS PLANARES E ESPACIAIS: Curvas (Representação Paramétrica x Representação Implícita e Aproximação por Poligonais), Preenchimento de Polígonos, Superfícies (Representação Paramétrica x Representação Implícita, CSG e Aproximação por Triângulos), Câmera Virtual (Modelagem, Calibração e Projeções) e Recorte e Visibilidade; MODELOS DE ILUMINAÇÃO: Modelos de Iluminação (Local x Global), Modelos de Reflexão (ambiente, difusa, especular), Métodos de Tonalização (Flat, Gourad, Phong), Mapeamento de Texturas, Conceitos Básicos de Ray Tracing e Radiosidade; ANIMAÇÃO: Princípios de Animação Tradicional. animação Assistida por Computador, Animação Modelada por Computador e Hierarquia de Animação.
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