Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH2138 - Modelagem de Sistemas Complexos
Modeling and Simulation of Complex Systems

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
O objetivo desta disciplina é introduzir os alunos às ideias, os fundamentos e aos modelos de Sistemas Complexos numa perspectiva interdisciplinar. Com isso, os estudantes se apropriam dos conceitos básicos e gerais de sistemas complexos bem como das técnicas de modelagem mais usuais. Assim, espera-se que eles sejam capazes de propor e desenvolver projetos de pesquisa dentro da abordagem de sistemas complexos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
643283 - Camilo Rodrigues Neto
981972 - Fernando Fagundes Ferreira
 
Programa Resumido
Sistemas dinâmicos, a teoria do caos e a ciência da complexidade; Propriedades de sistemas complexos; Ferramentas e técnicas recorrentes na modelagem; Computação natural; Computação científica e simulação; Exemplos de sistemas complexos.
 
 
 
Programa
1-Sistemas dinâmicos, a teoria do caos e a ciência da complexidade. 2-Propriedades de sistemas complexos: emergência, auto-organização, criticalidade auto organizada, feedbacks, aprendizado e adaptação, bifurcações, transição de fase e fenômenos catastróficos. 3-Ferramentas e técnicas recorrentes na modelagem: Fractais, Lei de Potência Redes Complexas, Autômatos Celulares e Modelagem Baseada em Agentes. 4-Computação natural: inteligência de enxame, computação evolucionária e imunocomputação. 5-Computação científica e simulação: método de Monte Carlo, cadeias de Markov, heurísticas de otimização. 6-Exemplos de sistemas complexos extraídos da Computação, Economia, Ecologia e Ciências Sociais e Organizações.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Métodos utilizados: Aulas expositivas e métodos de aprendizagem ativa para elaboração de projetos Atividades discentes: Implementação de Modelos Computacionais para Simulação
Critério
Avaliação baseada em provas, trabalhos e/ou exercícios. A média dos projetos, quando for o caso, substitui uma das provas. Faculta ao professor aplicar projetos como forma de avaliação.
Norma de Recuperação
Avaliação baseada em provas e/ou trabalhos.
 
Bibliografia
     
SAYAMA, Hiroki. Introduction to the modeling and analysis of complex systems. State University of New York at Geneseo: Open SUNY Textbooks, Milne Library, 2015. BOCCARA, Nino. Modeling complex systems. Springer Science & Business Media, 2010. SOLÉ, Ricard V. Phase Transitions (Primers in Complex Systems) . Princeton University Press, 2011. HOLLAND, John H. Complexity: A very short introduction. OUP Oxford, 2014.
 

Clique para consultar os requisitos para ACH2138

Clique para consultar o oferecimento para ACH2138

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP