Apresentar ao estudante dispositivos físicos usados para aquisição e processamento de dados, exibição de informação e atuação sobre o ambiente. Baseado nesse conhecimento, o estudante deverá desenvolver um projeto empregando esses dispositivos.
O estudante será apresentado a aplicações já existentes, de acordo com a escolha do ministrante, por exemplo, controles ambientais, monitores de alagamento, alarmes em geral. Em seguida receberá aulas práticas em que aprenderá a usar dispositivos físicos variados. Baseado nisso, deverá delimitar um problema, projetar e construir uma solução empregando os dispositivos apresentados ou outros que julgar conveniente. A evolução do projeto deverá ser registrada com metodologia indicada pelo ministrante, por exemplo, pela publicação do projeto em website. Ao final do semestre, todos os projetos deverão ser apresentados segundo critérios estabelecidos pelo ministrante.
O que é computação física e qual seu potencial; Fluxo de informação em soluções empregando computação física; Usando dispositivos físicos: sensores, atuadores, pequenos processadores de informação; Construa seu projeto; Apresente seu projeto.
BANZI M. “Getting Started With Arduino” 2a. Ed, O'Reilly, 2011 - ISBN: 978-1-449-309879. AMARIEI C. “Arduino Development Cookbook” 1a. Ed, Packt Publishing, 2015 - ISBN 978-1-78398-294-3. TOWNSEND, ANTHONY M. “Smart Cities, Big Data, Civic Hackers and The Quest For a New Utopia” 1a. Ed, WW Norton, 2013 - ISBN 978-0-393-34978-8