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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH2167 - Computação Sônica
Sonic Computing

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
Introduzir os fundamentos para trabalhar com informação sonora em ambientes computacionais, abordando a representação digital, técnicas para análise, síntese e processamento sonoro, e apresentando recursos para programação de áudio e o cenário tecnológico de áreas de aplicação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1875968 - Regis Rossi Alves Faria
 
Programa Resumido
Caracterização dos tipos sonoros. Registro e representação da informação sonora. Operações de entrada, manipulação e reprodução sonora em linguagens e ambientes de programação. Métodos e algoritmos para análise, processamento e síntese sonora. Cenário de aplicações e recursos para computação sonora e musical.
 
 
 
Programa
1. Tipologia sonora (caracterização sonora; grandezas, parâmetros e medidas). Laboratório de caracterização sonora. 2. Registro e representação sonora (amostragem e conversão analógica-digital; protocolos, linguagens, e formatos de áudio e música). Laboratório de codificação de áudio. 3. Entrada, manipulação e saída de áudio (leitura, manipulação e reprodução de som; enjanelamento e envelopes; convolução e modulações; sonorização estéreo e multicanal). Laboratório de I/O e manipulação de áudio. 4. Processamentos de amplitude (amplificação, atenuação e normalização; clipping; compressão e expansão). Laboratório de dinâmica e compansão. 5. Processamentos temporais (atrasos e efeitos temporais típicos). Laboratório de efeitos sonoros. 6. Processamentos espectrais (transformadas de Fourier e representação espectral; teoria de filtros; equalização e filtragens típicas em áudio e música). Laboratório de FFT e filtros. 7. Análise e síntese (técnicas clássicas de análise e síntese sonora; descritores sonoros). Laboratório de análise e síntese. 8. Cenário tecnológico e aplicações (tecnologias, plug-ins, bibliotecas, interfaces de programação para áudio e computação musical). Laboratório de programação de áudio aplicada.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Apresentações teóricas e demonstrações práticas em aula. Estudo e discussão de textos de referência. Execução de exercícios e atividades práticas de programação em laboratório utilizando linguagens, interfaces e ambientes de programação (ex: C/C++, Python/Sonic-Pi, Pure Data (Pd), CSound, Matlab, SuperCollider, OpenMusic). Desenvolvimento de trabalhos práticos. Atividades discentes: Leitura dirigida de textos de referência, exercícios de avaliação periódicos, atividades práticas de programação em laboratório, e desenvolvimento de trabalhos práticos.
Critério
A avaliação será baseada em provas, exercícios (60%) e trabalhos práticos (40%) ao longo do semestre.
Norma de Recuperação
Avaliação baseada em provas e/ou trabalhos.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: BISTAFA, S. R. (2006). Acústica aplicada ao controle de ruído. Ed. Edgard Blücher. BOULANGER, R., LAZZARINI, V. (2011) The audio programming book. Cambridge: The MIT Press. COOK, P. R. (2002). Real Sound Synthesis for Interactive Applications. Natick: A. K. Peters Ltd. EVEREST, F. A. (2001). The master handbook of acoustics. New York: Mac Graw Hill. HOSKEN, D. (2011). An introduction to music technology. Nova York: Routledge. MIRANDA, E. R. (1998). Computer Synthesis for the Electronic Musician. Oxford: Focal Press. MITRA, S. K. (1998). Digital signal processing: a computer-based approach. Nova York: McGraw Hill. MOORE, F. R. (1990). Elements of Computer Music. Prentice Hall. POHLMANN, K. C. (1995). Principles of digital audio. New York: McGraw-Hill. PUCKETTE, M. (2006). The Theory and Technique of Electronic Music. New Jersey: World Scientific Publishing Co. Pte. Ltd. ROADS, C. (1996). The Computer Music Tutorial. Cambridge, MA: The MIT Press. ROCCHESSO, D. (2003). Introduction to sound processing. Creative Commons. ISBN 88-901126-1-1. ROEDERER, J. G. (1998). Introdução à Física e Psicofísica da Música. São Paulo: Edusp. ZÖLZER, U. (1997). Digital audio signal processing. Nova York: John Wiley & Sons. Bibliografia Complementar: AARON, S. et al. (2019) Sonic Pi Tutorial, v3.1. Disponível em: https://sonic-pi.net/tutorial. Acesso em: 17 out 2019. Advanced Linux Sound Architecture (ALSA) project homepage. Disponível em: https://www.alsa-project.org. Acesso em: 18 out 2019. AIKIN, J. (2013) CSOUND Power! The comprehensive guide. Boston: Course Technology PTR. CHOWNING, J. M. (1973) The Synthesis of Complex Audio Spectra by Means of Frequency Modulation. Journal of the Audio Engineering Society 21(7):526-534. (Reprinted in Computer Music Journal 1[2]:46-54, 1977). DEAN, R. (ed.) (2009) The Oxford Handbook of Computer Music. NY: Oxford University Press. DINIZ, P. S. R. et al. (2004) Processamento digital de sinais: projeto e análise de sistemas. Porto Alegre: Bookman. KLINGBEIL, M. Software for spectral analysis, editing, and synthesis. In: ICMC (International Computer Music Conference), 2005. MDN web docs. API Web Áudio. Disponível em: https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/API/API_Web_Audio. Acesso em: 18 out 2019. MIDI MANUFACTURERS ASSOCIATION. Disponível em http://www.midi.org. Acesso em: 18 out 2019. MIRANDA, E. R. (2004) Composing music with computers. Bath: Elsevier. NOCETI FILHO, S. (2010) Filtros seletores de sinais. 3a.ed. Florianópolis: Ed. da UFSC. OpenAL: Cross platform 3D audio API. Disponível em: https://www.openal.org/. Acesso em 18 out 2019. PHILLIPS, W. (2014) A Composer's Guide to Game Music. Cambridge, MA: MIT Press. Pure Data. Flossmanuals, ed. 1.0 (02 jan 2019). Disponível em: https://en.flossmanuals.net/ pure-data/_info/ Acesso em: 18 out 2019. RATTON, M. (2005). MIDI total, fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Ed. Música e Tecnologia.
 

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