Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH2512 - Física Têxtil
Textile Physics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos
Ensino de fundamentos de engenharia de materiais aplicados às fibras, fios e tecidos e demais têxteis. Realização de ensaios de laboratório para determinação de propriedades físicas e químicas de substratos têxteis e interpretação de resultados para identificação, caracterização e controle de qualidade desses substratos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1090723 - Júlia Baruque Ramos
 
Programa Resumido
Teoria e prática das propriedades físicas e químicas de fibras, fios, tecidos e malhas, a saber: nomenclatura, morfologia, finura de fibras, resistência, tenacidade, alongamento, flexão, compressão, cisalhamento e torção, atrito, absorção de umidade, flamabilidade, resistência à luz solar, clima e idade, resistência química, propriedades eletrostáticas. Nomenclatura, título, torção e balanceamento de fios. De tecidos e malhas: gramatura, fator de empacotamento, comprensibilidade e resiliência, condutividade térmica, permeabilidade ao ar e água, alongamento e ruptura, resistência à abrasão, resistência a formação de rugas.
 
 
 
Programa
Os diversos substratos têxteis, estudo da nomenclatura, morfologia, geometria, índice de refração, gravidade específica, finura de fibras, resistência, tenacidade, alongamento de ruptura, módulo elástico (Módulo de Young), energia de absorção, propriedades de alongamento, recuperação de propriedades, forças de flexão, compressão, cisalhamento e torção, atrito, fricção, abrasão, resistência ao uso, propriedades de absorção de umidade, determinação de “regain”, propriedades térmicas, flamabilidade, resistência à luz solar, clima e idade, resistência química, propriedades eletrostáticas, resistividade elétrica, danos de mofo e deterioração e danos de insetos e roedores. Nomenclatura, título, torção e balanceamento de fios.
De tecidos e malhas: fator de cobertura, densidade, fator de empacotamento, porosidade, gramatura, comprensibilidade e resiliência, condutividade térmica, permeabilidade ao ar e água, resistência e repelência à água, resistência ao alongamento e ruptura, propriedades de estresse e impacto, resistência à abrasão, resistência a formação de rugas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas, trabalhos de laboratório e seminário.
Critério
M = (P1 + P2 + T + S)/4 , onde P1 e P2 são notas de provas; T, nota de trabalhos de laboratório e S, nota de seminário.
Norma de Recuperação
Provas e/ou trabalhos.
 
Bibliografia
     
BOOTH, J. E. Principles of Textile Testing. Newnes-Butteworths, London, 1974.
MORTON, W. E.; Hearle, J.W.S. Physical Properties of Textiles Fibres, The Textile Institute, London , 1975.
ARAÚJO, Mário de; Castro, E.M. Manual de Engenharia Têxtil. volumes 1 e 2, Fundação Caloustre Gulbekian, Lisboa, 1984. 2 v.
HARRIES, N.G.; Harries, T.E. Materiais Têxteis. Editora Pedagógica e Universitária Ltda., São Paulo, 1976.
VIEIRA, Oacyr Feijó. Controle de Qualidade na Indústria de Fiação e Tecelagem, volume 2, SENAI-CETIQT(www.cetiqt.senai.br), Rio de Janeiro, 1988.














 

Clique para consultar os requisitos para ACH2512

Clique para consultar o oferecimento para ACH2512

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP