Fornecer aos alunos o contato com os principais autores e perspectivas teóricas da Sociologia da Moda, priorizando a leitura e o debate dos textos clássicos, elaborados ao longo dos séculos XIX e XX. Com isso visa-se contribuir para uma formação crítica e conceitualmente sólida, estimulando uma reflexão acadêmica sobre a Moda.
Esta disciplina abordará as relações entre moda e corpo nas contemporaneidade. Para tanto, questões sobre a construção da indústria da moda a partir do século XIX, as relações sócio-culturais através do corpo vestido e manifestações artísticas sobre o corpo serão tratadas.
Moda e modernidade; moda e diferenciação social; moda, capitalismo e consumo; moda e gênero;moda e cinema; moda e corporalidade.
AVELAR, Suzana. Moda, globalização e novas tecnologias. São Paulo: Estação das Letras e cores, 2009.CRANE, Diane. A moda e seu papel social. São Paulo: SENAC, 2009.MESQUITA, Cristiane e Rosane Preciosa. Moda em ziguezague. São Paulo: estação das Letras e Cores, 201.PIRES, Beatriz Ferreira. O Corpo como Suporte da Arte - Piercing, Implante, Escarificação, Tatuagem. São Paulo: Senac, 2005.PRECIOSA, Rosane. Discretos rumores da subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010.