Apresentar aos alunos os conceitos relacionados à gestão da qualidade. A Gestão da qualidade total pode ser vista como uma estratégia de administração orientada a criar consciência de qualidade em todos os processos organizacionais. O TQM (Total Quality Management) tem sido amplamente utilizado em indústria, educação, governo e serviços. Chama-se total porque o seu objetivo é a implicação não só da empresa inteira mais também a organização estendida: fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios. O TQM é composta de estágios tais como: planejamento, Organização controle, liderança. Na disciplinas serão apresentados estudos de casos na área têxtil.
Fornecer conhecimentos e informações sobre os processos modernos ligados à área da computação e sua aplicação na produção de tipos produtos texteis.
Histórico da Gestão da QualidadePerspectiva Estratégica da QualidadeGestão da Qualidade : TQM e modelos de excelênciaModelo seis sigmaModelos normalizados de gestãoManual da QualidadeNormalização ISSO e certificaçãoGerenciamento das diretrizesGerenciamento por processosGerenciamento da rotinaControle estatístico de processo e ferramentas da qualidadeAbordagem econômica e qualidade em serviços
Guia das Boas Práticas de Gestão da Qualidade; APT; 2000.Dhillon, B. S.; Quality Control in the Textile Industry; Springer London, 2007Carvalho, Marly Monteiro ; Paladini, Edson Pacheco, Gestão da Qualidade Teoria e Casos, Editora Campus, 2006.Deming, William Edward; Qualidade : a revolução da adminstração. Rio de Janeiro, Marques-Saraiva, 1990.Juran, J.M.; Gryna,F.M. Controle da qualidade handbook, 4 ed, São Paulo, Makron Books & McGraw-Hill, 1992, v.III.