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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
 
Artes, Ciências e Humanidades
 
Disciplina: ACH2541 - Desenho de Têxtil e Moda I
Design Textile and Fashion I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
Ensinar os conceitos básicos do desenho de observação e, a partir dele, as múltiplas possibilidades do desenho criativo bidimensional, finalizado ou não com recursos gráficos computacionais. Formar o aluno na introdução à elaboração de desenhos utilizados na área do vestuário e da moda em geral.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1349898 - Maria Silvia Barros de Held
 
Programa Resumido
Nesta disciplina o aluno trabalhará basicamente com desenho de observação e, a partir daí, com criações individuais, prioritariamente voltadas ao têxtil e à moda, com trabalhos finalizados ou não com recursos gráficos computacionais.
 
 
 
Programa
1- Fundamentos da linguagem visual. Desenvolvimento da observação, percepção e apreensão por meio do desenho. A representação: formas e estruturas básicas. Fundamentos do Desenho: As múltiplas concepções de desenho nas artes visuais, principalmente voltadas ao têxtil e à moda. Pontos comuns e divergentes entre o desenho técnico e a ilustração, aplicados ao têxtil e à moda. Desenho através da representação, da observação e memória. Propostas dinâmicas de rearticulação entre diversos modelos visuais. 2-Introdução ao Desenho: Experimentações de materiais gráficos e estudo de suas várias possibilidades. Proporções: relações espaciais. Desenho de observação na superfície bidimensional. Enquadramento e representação de planos. Criação de volume através de massas espaciais. Noções básicas de tipos de perspectiva e vistas ortogonais. 3 - Poéticas do Desenho: Desenho de Interpretação. Explorações dos gestos gráficos como traços pessoais de interpretações. Investigações de suporte, de procedimentos diversificados e categorias da arte, inserindo-se também as experimentações individuais. Possibilidades de utilização de recursos computacionais para finalização, acabamento e criação de elementos a partir dos desenhos manualmente realizados.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão considerados, na avaliação do aluno, os seguintes fatores: conteúdo, clareza, organização, participação e desempenho nas atividades de sala e de exercícios de casa, pesquisa de campo, apresentação dos trabalhos e apresentação das resoluções dos problemas apresentados pela disciplina.
Critério
Média = (T1 + T2) /2, onde T1 é a nota das atividades dadas no decorrer do semestre, T2 é a nota do portfólio individual de desenho.
Norma de Recuperação
Elaboração de alguns exercícios dados, através de propostas de desenho pré-estabelecidas.
 
Bibliografia
     
DWORECKI, S. - Em busca do traço perdido. SP: EDUSP, 1999.
JJENNY, Peter - Livros Que Convidam A Desenhar de Forma Criativa. Box com 4 livros: Técnicas de Desenho, Desenho Anatômico, Como Desenhar de Forma Errada, Um Olhar Criativo. São Paulo: Ed. Gustavo Gilli, 2015.
KATINSKI, J.R. - Considerações sobre o ensino do desenho. SP: FAU/USP, 1992.
KANDINSKI, Wassili. Ponto, linha e plano. São Paulo: Martins Fontes, 1978;
KLEE, P. - Pedagogical sketch book. London: Faber and Faber, 1981.
KEPES, G. - Educación de la visión, Bruxelas, E. Connaissance, 1967.
OSTROWER, F. - Criatividade e processos de criação. Petrópolis, Ed. Vozes, 1994.
 

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