Apresentar noções gerais de antropologia; história, metodologias e pesquisas/resultados, permitindo ao aluno tomar conhecimento do contexto cultural e corporal no qual a indumentária se insere, através de uma iniciação à antropologia do corpo, antropologia da moda e da indumentária e antropologia visual.
A Antropologia não é apenas o estudo de tudo que compõe uma sociedade. Ela é o estudo de todas as sociedades humanas (a nossa inclusive), ou seja, das culturas da humanidade como um todo em suas diversidades históricas e geográficas.
Como iniciação aos conceitos básicos da Antropologia (o campo, a entrevista, a pesquisa audiovisual…), o curso pretende se focalizar sobre os temas do corpo, da indumentária, da moda e das imagens, dentro do vasto campo da Antropologia. A antropologia do corpo, um capítulo da Antropologia mais ligado ao estudo da corporalidade humana, entende o corpo como fenômeno sócio-cultural, como fonte de símbolos, objeto de representações e de imaginações. O programa será dividido na forma seguinte: definição da antropologia (história e metodologia), antropologia do corpo, etnografia da indumentária, antropologia da moda. No decorrer das aulas, serão mostradas e analisadas “imagens de moda” e representações culturais do corpo em diversas culturas, com o objetivo de aprender a ler os signos culturais e desenvolver o olhar “antropológico” e reflexivo no campo da industria têxtil e da indumentária. A partir de uma etnografia visual da indumentária, serão abordados conceitos chaves da Antropologia, tais como o relativismo cultural, a aculturação, as interações simbólicas e a análise de imagens.
LAPLANTINE François, A descrição etnográfica, editora terceira margem, SP, 2004.LAPLANTINE François, Aprender Antropologia, Editora Brasiliense, SP, 1998.LE BRETON David, Adeus ao corpo; antropologia e sociedade, Editora Papirus, 2003.MAUSS, M. As tecnicas corporais, in Sociologia e Antropologia, vol II, Edusp, 1974.